Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Polícia Federal reprime o comércio ilegal de armas de fogo na região norte do RS

por Camila Agostini

Evidências sugerem que as armas fornecidas pelo grupo foram utilizadas em conflitos indígenas da região

Foto: Comunicação Social da Polícia Federal em Passo Fundo

A Polícia Federal deflagra, na manhã desta quinta-feira, dia 18/01, a Operação Óplo. O objetivo da ação é desarticular grupo criminoso investigado pelo tráfico e comércio ilegal de armas de fogo e munições na região Norte do Rio Grande do Sul.

Na ação, policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Passo Fundo (1), Cacique Doble (2), Ibiaçá (2), São João da Urtiga (1), São José do Ouro (1), Sananduva (1) e Machadinho (1) e três mandados de prisão preventiva nas cidades de Passo Fundo (1), Cacique Doble (1) e Sananduva (1), no estado do Rio Grande do Sul.

Durante a operação, foi preso um foragido no município de Cacique Doble/RS, condenado por homicídio qualificado, lesão corporal grave e extorsão; três pessoas foram presas em flagrante (dois já possuíam mandado de prisão preventiva), nos municípios de Passo Fundo (1), Cacique Doble (1) e São João da Urtiga (1) por posse ilegal de arma de fogo.

A investigação teve início a partir de prisão em flagrante de um indígena, residente no município de Cacique Doble, por atos de violência contra policiais da Força Nacional de Segurança.

Com o avanço da apuração, a Polícia Federal identificou a existência de um grupo criminoso envolvido no comércio ilegal de armas de fogo e munições, com conexões com a região de fronteira do Brasil com o Paraguai, onde parte do armamento seria adquirida para posteriormente abastecer o mercado ilegal da região norte do Rio Grande do Sul.

As evidências também sugerem que as armas fornecidas pelo grupo foram utilizadas em conflitos indígenas da região.

A Operação Óplo (“arma”, em grego) tem o apoio do 3º Batalhão de Choque da Brigada Militar de Passo Fundo e do Setor de Fiscalização de Produtos Controlados do 29º GAC do Exército Brasileiro, sediado em Cruz Alta/RS.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Passo Fundo

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais