Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Entenda: O processo de Impeachment em 14º passos

por Nayam Franco

Votação de amanhã irá definir abertura ou não do processo de impeachment

Bruno Zortea explicou como funciona este processo tão comentado na comunidade
Foto: Nayam Franco/Rádio Cristal

Tudo começou quando o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu acolher uma das denúncias por crime de responsabilidade da presidente da República, as famosas "pedaladas fiscais".

Neste domingo, 16/4, será votado o processo na Câmara dos Deputados. A Cristal convidou o advogado Bruno Zortea, vice-presidente da OAB Soledade e assessor jurídico da Prefeitura de Soledade para explicar os trâmites e os passos deste processo.

Passos até agora

1º Passo: Após a decisão do presidente da Câmara, é instalada uma comissão especial para analisar o pedido, com deputados de todos os partidos, em número proporcional ao tamanho da bancada de cada legenda.

2º Passo: Instalada a comissão, a presidente da República tem, depois de notificada, prazo de dez sessões para se manifestar.

3º Passo: Após a manifestação da defesa, a comissão tem prazo de cinco sessões para votar o relatório final, com parecer a favor ou contra a abertura do processo.

4º Passo: Votação na comissão especial na Câmara. Independentemente do resultado, o parecer vai a plenário.

5º Passo: O parecer é lido no plenário. Depois, é publicado no Diário Oficial da Câmara; 48 horas após a publicação, ele é incluído na ordem do dia da sessão seguinte da Casa.

Onde está

6º Passo: No plenário, o processo de impeachment é aberto se dois terços (342) dos 513 deputados votarem a favor. A sessão deve durar 3 dias. Cada deputado pode manifestar sua posição e, em seguida, há votação nominal.

Para onde vai

7º Passo: Aberto o processo de impeachment, o processo segue para análise do Senado.

8º Passo: Senado instala comissão especial para analisar a denúncia. Não há prazo definido em lei para a instalação. A comissão deve manter a proporcionalidade dos partidos e emitir um parecer a favor ou contra a instauração do processo.

9º Passo: Comissão especial elege presidente e relator em 48 horas.

10º Passo: Senadores votam o parecer pela abertura ou arquivamento do processo de impeachment. Se for aprovado, o processo é formalmente instaurado.

11º Passo: Dilma é afastada do exercício do cargo. Assume o vice Michel Temer como presidente interino até o encerramento do processo. Dilma é notificada para apresentar defesa em 20 dias

12º Passo: Presidente do Supremo Tribunal Federal passa a conduzir os trabalhos. Começam os interrogatórios e apresentação de provas. Dilma pode ser ouvida pelos senadores, mas não é obrigada a comparecer. Não há prazo definido para essa fase, mas todo o processo não pode durar mais de 180 dias. Ao fim, defesa e acusação apresentam as alegações finais em 15 dias

13º Passo: Votação final no Senado. Os senadores respondem ‘sim’ ou ‘não’ à pergunta formulada pelo presidente do STF, sobre se Dilma cometeu crime de responsabilidade no exercício do mandato.

Se condenada, Dilma é destituída e Temer é empossado. Além de ficar inabilitada para exercer qualquer função pública por 8 anos.

Se absolvida, o afastamento é revogado e Dilma reassume imediatamente.

Votações

Câmara dos Deputados: Para a votação que acontece domingo, é necessário um quórum de maioria absoluta: 257 dos 513 deputados.

Para aprovar, é necessário dois terços da casa, a maioria qualificada: 342 votos dos 513.

Senado: Com um quórum mínimo para iniciar a sessão de maioria absoluta (mais da metade dos membros - 41).

Para afastar Dilma do cargo é necessário a maioria simples, 50% dos votos + 1.

Para aprovar o crime e destituir a presidente, é necessário a maioria qualificada, 2/3 de membros, ou seja, dos 81, são necessários 54 votos.

Ouça a entrevista completa com o advogado Bruno Zortea.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais