Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Brigada Militar intensifica operações e índices de criminalidade apresentam queda em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Ações estratégicas deslocam efetivo para horários, dias da semana e locais que apresentam mais ocorrências

Foto: Divulgação / Karine Viana / Palácio Piratini

O 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) de Caxias do Sul reformulou o modal de atuação a fim de ficar mais próxima da comunidade caxiense e promover a segurança. Conforme o subcomandante do 12º BPM, major Márcio Leandro, desde junho as ações são estruturadas semana a semana para fazer enfrentamento aos principais pontos de criminalidade. “Já modificamos o modal de atuação, operações e passamos a intensificar algumas ações em horários definidos, dias definidos e momentos do mês pré-estabelecidos, tudo em cima de uma ferramenta que nós temos na Brigada Militar de análise chamada de Avante. Então com base nesse recurso traçamos todas as nossas estratégias e ações”, explicou.       

Entre junho e julho deste ano alguns índices de criminalidade já apontaram queda. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em junho Caxias do Sul havia registrado seis ocorrências de homicídio doloso, em julho foram três, ou seja, uma queda de 50%. A queda nos índices também foi observada no roubo veículo passando de 36 para 22 ocorrências, estelionato sendo 432 registros em junho e 344 em julho e tráfico de drogas que caiu de 80 para 46 ocorrências.

Os dados de agosto ainda não foram divulgados pela SSP, mas conforme o subcomandante do 12º BPM, Caxias apresentou nova queda em alguns índices: “Nós tivemos o maior impacto no homicídio. Esse índice caiu sobremaneira porque estamos fazendo essas atuações, estamos fazendo a repressão qualificada que se dá através de abordagens e operações de barreira de controle e contenção”.  

Somente em agosto, a Brigada Militar realizou em Caxias do Sul 124 operações policiais e cerca de 1.190 ações de visita e coleta de informações na comunidade. Ainda segundo major Márcio Leandro, a pandemia não afetou as atividades da Brigada. Ouça AQUI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais