Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Hospital Geral realiza procedimento cardíaco inovador ao SUS na região

por Isadora Helena Martins

Implante de válvula aórtica cardíaca biológica por cateter (TAVI) foi viabilizado a partir de parcerias

Foto: Divulgação / Hospital Geral

O Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul realizou nesta sexta-feira (30) um procedimento considerado inovador ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região: o implante de válvula aórtica cardíaca biológica por cateter, ou TAVI (abreviação em inglês). O procedimento é utilizado em pacientes que apresentam estreitamento da válvula do vaso sanguíneo principal que se ramifica do coração: a aorta.    

Geralmente implantada através de punção na virilha do paciente, a TAVI dispensa a necessidade de cortes profundos, anestesia geral e da circulação extracorpórea, conforme explicou o cardiologista intervencionista do Serviço de Cardiologia do HG, Ramiro Caldas Degrazia. “Pra alguns pacientes a cirurgia acabava sendo de muito risco, então, logo de início, foi uma alternativa para os pacientes de mais alto risco fazer o implante dessa válvula por cateter. Esse procedimento é mais indicado para pessoas de mais idade, acima de 80 anos, ou com outras doenças associadas que podem fazer com que aumente o risco da cirurgia convencional”, explicou.  

O tratamento já está disponível na região há pelo menos seis anos, mas ainda não possui o reconhecimento da Agência Nacional de Saúde, o que dificulta a utilização. Ouça AQUI.

A realização do procedimento em pacientes do Hospital Geral foi viabilizada por meio de parcerias com a Secretaria Municipal da Saúde no Estado com amparo das empresas Medtronic Brasil e Lifecor Comércio de Produtos Hospitalares.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais