Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Câimbras recorrentes são indicativos de patologias

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Médico ortopedista fala sobre sinais que merecem atenção

Foto: Reprodução / Internet

Aquela dorzinha que aparece de repente e que na maioria das vezes não é levada muito a sério, a câimbra - caracterizada pela contração de algum músculo do nosso corpo - merece sim uma atenção especial. Em entrevista que concedeu a Tua Rádio Alvorada, Lucas Martins, médico ortopedista, ressalta que a câimbra ocorre por diversos fatores que podem ou não estar ligados a uma patologia. De acordo com o médico, duas perguntas são necessárias para identificar qual o tipo de dor que estamos sentindo, sendo elas: está ligado a alguma atividade física? é algo frequente?

Se a resposta para a primeira pergunta for sim não é preciso se preocupar. Lucas explica que é uma dor esperada, isso porque uma atividade física repetitiva ou um exercício que o corpo não está acostumado a fazer, podem cansar o músculo e assim a contração acontece. Porém, se a câimbra ocorre em momentos de descanso e de forma repetitiva pode ser um sinal de que algo não está bem. 

Neste caso, o recomendado é procurar um médico para entender o porque dessa manifestação do corpo. Na avaliação, explica Lucas, serão identificados alguns fatores que podem levar ao diagnóstico de alguma doença. Como destaca o médico a câimbra em si não é uma doença, mas sim, um sinal de alguma patologia.

A entrevista completa está disponível no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais