Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Idoso espera há mais de oito anos por cirurgia de colocação de prótese no joelho

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Um dado confirmado pela especialista em Saúde e Planejamento da 6ª Coordenadoria Regional Saúde, Maristela Sertoli, chamou atenção da comunidade regional: a fila de espera pelo procedimento de cirurgia e colocação de uma prótese de joelho pode chegar a quatro anos.

No entanto, alguns ouvintes relataram que o tempo de espera pode ser muito maior. Este é o caso do lagoense, Daltro Henrique da Costa de 73 anos, que espera há mais de oito anos por uma cirurgia.

O idoso relata que o procedimento chegou a ser agendado, no entanto, foi suspenso em função da pandemia no novo Coronavírus. Daltro também reclama de dificuldades para locomoção. Quando sai de casa, ele utiliza de duas muletas, que garantem maior segurança.

Em entrevista à Tua Rádio Cacique, ele pediu celeridade no processo, e que as autoridades indiquem quando a cirurgia será feita. Ouça.

 

Fila de espera para cirurgia de prótese no joelho pelo SUS

A especialista em Saúde e Planejamento da 6ª Coordenadoria Regional Saúde, Maristela Sertoli explica que após a primeira avaliação, nos ambulatórios municipais, os pacientes da 18ª Região geralmente são encaminhados para Sananduva, onde um especialista mede a complexidade do trauma. Os casos graves, que necessitam de cirurgia, são encaminhados para Passo Fundo.

Em Passo Fundo, segundo Maristela, os pacientes geralmente esperam quatro anos por uma consulta, e mais um ano para a realização do procedimento cirúrgico. Esse calendário ainda é afetado pela pandemia, há seis meses não são agendados procedimentos como esse.

Cerca de 300 pessoas estão na lista à espera de uma prótese. Esses pacientes devem ficar atentos aos comunicados das secretarias de Saúde. Os órgãos são responsáveis por avisar os doentes que, se não responderem ao chamado, perdem a prioridade na fila.

Maristela faz um alerta para que essas pessoas também atentem ao fato de o procedimento, quando realizado pelo SUS, ser gratuito. Os hospitais não podem cobrar pela cirurgia. Caso isso ocorra, denúncias devem ser encaminhadas pelo telefone 136 ou pessoalmente na Coordenadoria de Saúde em Passo Fundo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais