Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Marau tem um caso confirmado de Varíola dos Macacos

por Taliane Radaelli

Paciente está sendo acompanhada pelas equipes de saúde de Marau

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Marau tem um caso confirmado de Monkeypox, popularmente conhecida como Varíola dos Macacos. Trata-se de uma mulher de 27 anos, que apresentou lesões na pele. O teste foi feito no dia 15 de agosto, após a paciente comparecer ao hospital para realização do parto, foi quando os profissionais de saúde notaram os sintomas. O resultado positivo veio no dia 23 de agosto, após análise do Lacen - Laboratório Central do Estado. 

A paciente está sendo acompanhada pela ESF da comunidade a que ela mora - o nome do bairro não foi divulgado. A equipe da Vigilância em Saúde ainda informou que o esposo da paciente apresenta sintomas da doença, porém, ainda não foi possível a realização do teste, já que ele trabalha em outro município. A empresa já foi informada sobre a suspeita. 

O último boletim informativo, divulgado nesta segunda-feira, 29/08, pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul aponta 82 casos positivos e 340 em investigação. Na região, além de Marau, Passo Fundo possui um caso confirmado da doença. 

Sintomas

A Monkeypox se manifesta principalmente por erupções cutâneas ( lesões de pele) que podem afetar o corpo todo, incluindo rosto, palmas das mãos, plantas dos pés e órgãos genitais. Também é comum que a pessoa infectada tenha febre; dor de cabeça, nas costas e nos músculos; inchaço nos gânglios linfáticos; falta de energia e fadiga.

Transmissão

A transmissão pode ocorrer através do contato com objetos infectados, com lesões de pele e gotículas respiratórias (saliva e muco nasal) da pessoa infectada. Todas as pessoas que forem expostas ao vírus podem se infectar e desenvolver a doença, independentemente de idade, sexo ou outras características. 

A principal orientação da Secretaria de Saúde do Estado para a prevenção da doença é a higienização das mãos, uso de máscara e procura por atendimento médico em caso de sintomas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais