Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Campanha contra a gripe deixa de atingir cobertura vacinal para quatro grupos prioritários em Caxias

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Este é um dado preliminar da Secretaria Municipal da Saúde sobre a ação nacional que encerra nesta terça-feira (30/06), após três meses

Foto: Divulgação

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe encerra em todo o território nacional nesta terça-feira (30/06). Em Caxias do Sul, a ação foi intensificada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no último sábado. Foram administradas 16.274 mil doses na população em geral. Dos grupos prioritários, 986 pessoas receberam a imunização, enquanto 15.288 vacinas foram aplicadas em maiores de seis até 54 anos de idade.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a enfermeira do Núcleo de Imunizações e diretora interina da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Rita Mota, conta os resultados preliminares da campanha que iniciou em março deste ano. Segundo ela, a ação foi positiva na cidade, mas há grupos abaixo da meta de imunização. Caminhoneiros (36%), gestantes (48%), crianças (49%) e adultos entre 55 e 59 anos (39%) foram os públicos que não atingiram a cobertura vacinal de 90%. Agora, a SMS pretende fechar oficialmente os indicadores da campanha nas UBSs, a fim de ter um dado mais aproximado de quantas pessoas foram alcançadas.

Embora a ação tenha finalizado, as doses continuam disponíveis nas unidades para toda a comunidade. Rita estima que sobraram cerca de 10 mil vacinas da campanha, que foram distribuídas para as UBSs da cidade. Ela lembra que é importante ligar com antecedência no seu posto de saúde de referência, para saber se terá vacinas à disposição.

A diretora explica que mais doses não serão repostas nas unidades, uma vez que findou a campanha e o Ministério da Saúde deixará de distribuir as vacinas, ficando o estoque restante nas cidades. Até o momento, o governo federal não sinalizou para uma nova prorrogação da campanha.

Clique na aba “Ouvir Notícia” e confira a entrevista completa com a diretora interina da Vigilância Epidemiológica da SMS, Rita Mota.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais