Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Notícias da Hora
09:05:00
 
 

Hospital Pompéia de Caxias do Sul tem atendimento especial para dia mundial de alerta ao AVC

por Paje

Nesta quinta-feira, as atividades serão voltadas para a comunidade em geral.

Foto: Divulgação

O 29 de outubro, quinta-feira, é a data que alerta para a prevenção e atendimento de um dos principais causadores de mortes em todo o mundo: o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Para marcar a passagem da data, o Hospital Pompéia de Caxias do Sul organizou uma série de atividades com o objetivo de sensibilizar alunos, profissionais de saúde e comunidade em geral sobre prevenção, tratamento e reabilitação das vítimas de AVC.

As ações tiveram início no dia 13 de outubro, com palestras de sensibilização sobre a campanha e de aplicação do protocolo de AVC para funcionários do hospital, profissionais do SAMU e médicos-residentes do Pronto-Atendimento e Pronto-Socorro.

Nesta quinta-feira, as atividades serão voltadas para a comunidade em geral. Das 9h às 16h, será realizada uma ação social no jardim do Hospital Pompéia, com prestação de serviços gratuitos, como medição de pressão arterial e orientações de saúde. Os serviços serão prestados pelos alunos e professores enfermeiros da Escola de Educação Profissional em Saúde do Hospital Pompéia.

A doença e estatísticas

O AVC pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito, causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. De acordo com a Organização Mundial de AVC, a cada 10 segundos, uma pessoa morre no mundo devido ao AVC. E segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o AVC mata 6,2 milhões de pessoas no mundo a cada ano e é a principal causa de morte em pessoas acima de 60 anos e, ainda, a quinta principal causa em pessoas com idades entre 15 e 59 anos.

Outras informações sobre a doença podem ser obtidas nos sites redebrasilavc.org.br e http://www.worldstrokecampaign.org.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais