Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Com foco nos prédios públicos, Caxias do Sul terá nova estratégia para combate ao mosquito da dengue

por Daniel Lucas Rodrigues

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fará a aplicação de um inseticida nos imóveis do Município, como parte de um trabalho de orientação do Governo do Estado

Foto: Rafael da Silva Carvalho/Divulgação

Mais uma forma de combate ao mosquito da dengue será implementada nos próximos dias em Caxias do Sul. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciará a aplicação de um inseticida de ação residual em prédios públicos, denominada “Borrifação Residual Intradomiciliar para o Controle de Aedes sp. – BRI-Aedes em prédios públicos”. Essa técnica consiste na aplicação do produto nas paredes internas ou nas paredes externas cobertas, sempre em imóveis com grande circulação de pessoas.

Conforme a pasta, o trabalho segue orientação técnica estadual, que orienta que municípios com mais de 100 mil habitantes apliquem o produto em imóveis públicos. A aplicação inicia justamente no período de proximidade do verão, quando costuma acelerar a reprodução do mosquito e, consequentemente, aumenta o número de focos do Aedes Aegypti identificados pela Vigilância Ambiental.

A aplicação será realizada em serviços como Unidades Básicas de Saúde, escolas, aeroporto, secretarias municipais e outros prédios de responsabilidade da Prefeitura. A expectativa da SMS é atender a 331 edificações. O tratamento será aplicado por empresa terceirizada, com acompanhamento da pasta da Saúde. Todos os locais que terão essa aplicação recebem uma orientação prévia da equipe da Vigilância Ambiental em Saúde.

Em julho de 2024 a Vigilância Ambiental em Saúde iniciou, gradativamente, outra estratégia nova no Município: a utilização de ovitrampas, que são pequenos recipientes plásticos com atrativos para o mosquito transmissor. Elas são instaladas em imóveis em todas as regiões da cidade e monitoradas pelos agentes de combate às endemias da Vigilância Ambiental em Saúde. Atualmente são 206 armadilhas no Município, monitoradas uma vez ao mês. Já foram realizadas 562 visitas a essas armadilhas e identificados 11 focos nesses locais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais