Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Estalo na mandíbula pode indicar Disfunção Temporomandibular (DTM)

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Odontólogo e cirurgião bucomaxilofacial, Roberto Zanin falou sobre os tratamentos

Roberto Zanin atende em Lagoa Vermelha
Foto: Ricardo Silva/Tua Rádio

Um barulho próximo do ouvido, que ocorre quando se mastiga ou há a abertura da boca. Esse é um dos sintomas da chamada Disfunção Temporomandibular, conhecida pela sigla DTM. A condição que causa desconforto e dor para grande parte da população, especialmente mulheres, tem tratamento e pode ser resolvida com medicação, fisioterapia e em alguns casos cirurgia.

“Muitos pacientes relatam o estalido, ou clique, às vezes o barulho de areia nessa região [...] isso significa que você já tem alguma alteração nessa articulação”, explica o odontólogo e cirurgião bucomaxilofacial, Roberto Zanin.

Conforme o profissional, os sons produzidos pelo movimento da mandíbula indicam que a musculatura e/ou a articulação estão comprometidas. Esses danos à estrutura da face podem ser gerados por traumas, como batidas, hábito de roer as unhas, ou provocados pela produção hormonal do corpo.

Inicialmente, o tratamento para melhora da condição do paciente é realizado por meio do uso de medicamentos, realização de sessões de fisioterapia e utilização de plaquinhas, que protegem os destes e relaxam a musculatura. Quando o problema não é resolvido dessa maneira, existe a opção de cirurgia.

Para que o procedimento ocorra, antes são necessários exames como o de ressonância magnética. De acordo com Roberto Zanin, as operações de DTM são pouco invasivas e realizadas na clínica do profissional, que fica em Lagoa Vermelha. Ouça e saiba mais.

Contato

Clínica Zanin Odontologia, rua Paim Filho – 407, Lagoa Vermelha. Telefone e WhatsApp (54) 3358-2680 e (54) 99606-7156.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais