Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Contratação de médicos para suprir demanda da UBS Ana Rech, em Caxias, é pedido antigo da comunidade

por Daniel Lucas Rodrigues

Tema foi discutido durante reunião com a Secretaria Municipal da Saúde na semana passada. A construção da nova unidade básica também foi pauta

Foto: Divulgação/ Prefeitura

A presença de mais médicos na atual Unidade Básica de Saúde (UBS) e a construção de uma nova UBS foram pautas levantadas pela comunidade do bairro Ana Rech durante reunião com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em Caxias do Sul. O encontro teve a presença do presidente da Sociedade Amigos de Ana Rech (Samar), Márcio Azambuja, da titular da SMS, Daniele Meneguzzi, do vereador Ricardo Daneluz (PDT), entre outras autoridades.

Os moradores reclamam da falta de médicos no espaço que atende 45 mil pessoas residentes da localidade. O pedido é para médicos clínicos e especialistas em pediatria e ginecologia. Durante a reunião, Daneluz destacou que havia 30 gestantes na fila de espera por ginecologista. Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, Azambuja destaca que este é um tema levantado há tempos e, atualmente, não teria atendimento o suficiente para a demanda da região. Segundo ele, foi proposto um mutirão de consultas para reduzir o tempo de aguardo, por meio do deslocamento de profissionais de outras UBSs em algum fim de semana. Agora, a expectativa é de um retorno da pasta da saúde sobre esta ação.

Há cerca de 10 anos é pedida uma nova unidade básica em Ana Rech. Após a reunião, Daneluz disse que o processo está em fase de documentação para chamamento público e tem uma estimativa de conclusão para agosto de 2022. Azambuja conta que a pauta foi tratada com administrações anteriores, mas nunca saía do papel. O obstáculo estava na falta de continuidade do projeto inicial da UBS. Com trocas de governo, muitas vezes, se perdia a proposta ou não se seguia o que era tratado com a gestão passada. A estrutura atual não comporta as necessidades dos moradores. Um local novo ampliaria a gama de atendimento, auxiliando na diminuição da espera por consultas.

Procurada pela reportagem da Tua Rádio São Francisco, a Secretaria da Saúde se manifestou, através de nota, sobre os dois assuntos. Segundo a pasta, “A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Rech, prevista no Plano de Governo, é uma prioridade da administração. A SMS já estuda as possibilidades para que a implantação da Unidade possa ocorrer com a maior brevidade possível, beneficiando a toda a comunidade. Em relação ao aumento de médicos para a UBS, a SMS estuda alternativas, mas pondera que há poucos profissionais disponíveis, existem concursos com médicos sendo chamados e contratos emergenciais, mas a procura ainda é baixa diante da necessidade da rede de saúde.”.

Participaram também da reunião da última quinta-feira (23), Luiz Roberto Boff, representando o vereador Juliano Valim/PSD, Justina Inês Rech, presidente do Conselho de Saúde local e técnicos da Vigilância Ambiental em Saúde.

Clique AQUI e confira o boletim completo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais