Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Caxias do Sul registra primeiro caso de varíola dos macacos

por Daniel Lucas Rodrigues

Paciente passa bem e está em isolamento domiciliar

Foto: iStock/Divulgação

A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul (SMS) informa que um caso de monkeypox (varíola dos macacos) foi confirmado no município. Trata-se de moradora de Caxias, adulta, que não tem histórico de viagem internacional. O Estado emitiu a confirmação nesta quinta-feira (28/07).

A paciente procurou a rede de saúde, recebeu atendimento médico e foi orientada a permanecer em isolamento domiciliar mesmo antes do resultado do exame. Com a confirmação, a Vigilância Epidemiológica da SMS passa a realizar o acompanhamento de todos os contatantes em busca de possíveis casos suspeitos. A paciente segue sendo monitorada.

A monkeypox é uma doença viral. A transmissão ocorre pela exposição próxima e prolongada com pessoa infectada e sem máscara, contato físico direto (incluindo contato sexual, mesmo com uso de preservativo) ou contato com materiais contaminados, como roupas, toalhas, talheres, lençóis e outros.

São considerados casos suspeitos pacientes que apresentem início súbito de erupção cutânea sugestiva de monkeypox (lesões profundas e bem circunscritas, que podem ser confundidas com outras doenças mais comuns, como sífilis secundária, herpes e varicela). A erupção cutânea pode ser única ou múltipla, em qualquer parte do corpo, e estar associada a febre, dor de cabeça, dores musculares ou nas costas e ínguas. Pacientes que observarem feridas ou manchas incomuns na pele devem procurar atendimento médico.

A prevenção se dá por meio do isolamento dos casos confirmados ou em investigação, uso de máscara e intensificação da higiene individual (lavagem de mãos) e ambiental (desinfecção de superfícies que o paciente tenha tocado).

Desde que os alertas sobre possíveis casos da doença começaram a ser emitidos no país, a SMS reforçou junto às Unidades Básicas de Saúde e hospitais as orientações sobre os sintomas que podem indicar suspeita. Além disso, promove capacitações para médicos e enfermeiros da rede de saúde.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais