Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Lançamento da Semana do Aleitamento Materno ocorre na próxima segunda-feira, em Caxias

por Ivan Sgarabotto

Tema da campanha deste ano incentiva mães a conciliar vida profissional e o aleitamento

A Secretaria da Saúde – Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente e Atenção à Saúde Alimentar e Nutricional, promove durante o mês de agosto ações de promoção do Aleitamento Materno, referente a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2015, que ocorre anualmente de 1º a 7 de agosto.

O tema deste ano é “Amamentar e Trabalhar: para dar certo o compromisso é de todos” e tem por objetivo promover o apoio multidimensional de todos os setores para possibilitar que as mulheres em todos os lugares possam trabalhar e continuar amamentando.

A abertura oficial da Semana será realizado na segunda-feira, 03, às 9h, com o “II Seminário da Semana Mundial do Aleitamento Materno – direitos da mulher trabalhadora que amamenta”. Na ocasião, a equipe técnica do CEREST/Serra e os profissionais do setor de Recursos Humanos da SMS irão palestrar sobre os direitos das gestantes e mães de bebês recém-nascidos. O encontro será no auditório do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) – 5º andar da SMS.

Durante a campanha, a Secretaria da Saúde, em parceria com os hospitais de Caxias do Sul e outros serviços de saúde, desenvolverão iniciativas com foco em reforçar ações para que os locais de trabalho tornem-se amigo da família/pai/companheiro/bebê e mãe, facilitando e apoiando ativamente as mulheres trabalhadoras para que continuem a amamentar.

Além disso, a Semana vai informar as pessoas sobre os avanços mais recentes dos direitos de proteção à maternidade em todo o mundo e aumentar a conscientização sobre a necessidade de fortalecer a legislação nacional e sua implementação, além de apresentar, facilitar e reforçar práticas de apoio que possibilitem as mulheres que trabalham no setor informal a amamentarem e envolver e formar parceria com grupos-alvos específicos, por exemplo, os sindicatos, organizações de proteção dos direitos do trabalhador e da mulher, grupos de mulheres e grupos de jovens, para proteger os direitos da amamentação das mulheres nos locais de trabalho.

O que diz a Legislação Brasileira:

As mães que não têm o direito à licença maternidade de 180 dias (seis meses), devendo retornar ao trabalho quando a criança ainda tem quatro meses de vida, são amparadas por lei para alimentar o bebê até que ele complete seis meses de idade.

O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que os menores devem ser alimentados com leite materno pelo menos até os seis meses de idade e, caso a mãe tenha que retornar ao trabalho antes desse período, a mulher terá direito a dois intervalos remunerados de meia hora para amamentar a criança. Nesse caso, se a mãe trabalhar próximo a sua residência ou da escola onde estiver o bebê ela pode se dirigir ao local para alimentá-lo.

Caso a mãe não possa se deslocar para alimentar a criança, a orientação é que o leite materno seja armazenado para que o bebê continue alimentando-se de forma adequada, mesmo com a mãe retornando à vida profissional.

O leite materno é rico em nutrientes importantes para o desenvolvimento da criança, por isso é fundamental que até os seis meses de idade o bebê receba apenas este alimento. O ideal é que a mãe já comece a armazenar o leite até um mês antes de retornar ao trabalho, para continuar oferecendo o alimento de forma adequada ao bebê. As mães podem receber informações de como realizar o armazenamento adequadamente com a equipe de saúde da UBS de referência.

Confira a programação completa neste link

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais