Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Notícias da Hora
14:05:00
 
 

HCR e Secretaria de Saúde organizam campanha de doação de sangue

por Ana Lúcia Jacomini

Será no dia 06 de dezembro, com transporte gratuito até o Hemopasso

O Hospital Cristo Redentor e a Secretaria Municipal de Saúde estão promovendo uma campanha de doação de sangue.  Será no Hemopasso de Passo Fundo, no dia 10 de dezembro. O transporte será gratuito, com saída às 7h em frente à Secretaria de Saúde, passando pela Praça Dr. Elpídio Fialho, parada em frente ao Mercado Binda e em frente a Metasa. A reserva de vagas deve ser feita até dia 06, no Setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional do HCR, ou através do telefone 3342-9400.

Para ser doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, é necessário acompanhamento de responsável), pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e apresentar documento original com foto recente. Além disso deve ser feito um intervalo entre as doações de sangue: homem 3 meses e mulheres 4 meses.

HCR tem agência transfusional

 A Agência Transfusional do Hospital Cristo Redentor, tem como objetivo atender prontamente a demanda dos pacientes internados, e principalmente, casos graves que chegam no setor de emergência, como politraumas e perdas sanguíneas maciças, bem como garantir a realização de procedimentos cirúrgicos seguros.

A Unidade Hemoterápica recebe e armazena sangue e seus derivados. Realiza testes imunohematológicos, ABO RH, pesquisa de anticorpos irregulares e prova de compatibilidade das bolsas (estes realizados pelo Laboratório Exatus HCR 24h), libera e transporta os produtos sanguíneos para as transfusões nos diferentes setores do hospital. Atende à demanda dos pacientes internados no hospital e também dos municípios de toda a microrregião.

De acordo com Mariana Spuldaro, Enfermeira Gestora responsável pelo setor, “a transfusão de sangue e hemocomponentes é usada para corrigir deficiências no transporte de oxigênio, a partir de perdas agudas ou crônicas de sangue e ou alterações na produção de hemácias, plaquetas ou proteínas da coagulação sanguínea. Sua indicação deve ser feita a partir da avaliação do médico, buscando a identificação de sinais e sintomas que apontem para a deficiência clínica que deseja corrigir e, não apenas, o tratamento de alterações laboratoriais. A decisão deve ser, portanto, tomada de acordo com a necessidade individual de cada paciente.

Para manter o estoque de sangue regularmente o HCR necessita da ajuda dos familiares e de toda a comunidade para realizar as doações   de sangue periodicamente, lembrando que para cada bolsa transfundida, são necessários três doadores de sangue não precisando ser do mesmo grupo sanguíneo do receptor.

Comitê responsável: A Agência Transfusional do hospital é composta por uma um comitê onde atua dois médicos responsáveis Drª Juliana Pereira da Silva e Dr. Odolir Bordin, enfermeiro gerente de  enfermagem, Gilberto Luiz Bido e enfermeira gestora Mariana Spuldaro, Biomédica, Diule Maristela Kuhn e a Técnica em Segurança do Trabalho, Juliana Cicheleiro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais