Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Fibromialgia: especialista esclarece dúvidas sobre a doença que não tem cura

Baixar Áudio por Liliana Trentini

Médica garante que não se trata de doença psiquiátrica e sim de alteração no controle de dor que existe no cérebro

Joana Stela Rovani, especialista em Fibromialgia.(Foto: Liliana Trentini/ Tua Rádio)
Foto: Divulgação

Você sabe o que é Fibromialgia? Você sabe os sintomas? A especialista no assunto, Joana Stela Rovani, esclarece essas e outras dúvidas sobre a doença que afeta muitas pessoas. 

A Fibromialgia tem por definição a dor difusa, ou seja, dor em várias regiões do corpo presente por mais de quatro meses causada por vários fatores somáticos, como depressão, ansiedade, distúrbio do sono, enxaqueca, fadiga, dor de cabeça, dor para urinar, intestino ruim, e demais patologias. Segundo a especialista, a maior parte das consultas são feitas por causa da dor que os pacientes fibromiálgicos possuem. "Dor é a doença", destaca a médica. 

Ela esclarece que a Fibromialgia não é uma doença psiquiátrica, é uma alteração no controle de dor que existe no cérebro. Visto que é uma doença crônica, não possui cura, mas existe tratamento. Para se tratar a doença, a especialista comenta que a ação inicial é educar o paciente, "ele precisa entender o que ele tem, quando piora ou quando alivia".

 Além disso, a medicação existente funciona em aliviar a dor em 30%. Outro fator importante no tratamento são os exercícios físicos, meditação acupuntura contribui para a diminuição da dor. Como prevenção à Fibromialgia, Joana, aconselha as atividades físicas. Se adaptar ao movimento é uma garantia para dores menores no futuro. 

Ouça a entrevista com a médica Joana Stela Rovani.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais