Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Serviço de Infectologia intensifica busca ativa de pessoas com hepatite para manutenção do tratamento

por Pablo Ribeiro

Nesta quinta-feira (28/07) é lembrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites virais

Foto: Maicon Duarte/Banco de Dados/SMS/Divulgação

Nesta quinta-feira (28/07) é lembrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites virais, e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul destaca as ações voltadas a ampliar a cobertura da rede de assistência. A equipe do Serviço Municipal de Infectologia está intensificando a busca ativa de usuários diagnosticados com hepatites B e/ou C que deixaram de realizar o acompanhamento e tratamento. O objetivo é atingir a cura e a prevenção de complicações da doença não tratada, como cirrose e câncer de fígado.

O Ambulatório de Hepatites Virais do Serviço Municipal de Infectologia, que funciona junto ao Centro Especializado de Saúde (CES), atende a pacientes de 48 municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS). Destes, 15% com diagnóstico de hepatite C e 25% dos com hepatite B estão classificados como abandono de acompanhamento e tratamento. O trabalho da busca ativa é contatar todos esses pacientes e encaminhar a retomada do atendimento, quando necessário.

O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites virais serve para promover a conscientização da população sobre formas de promoção e prevenção da doença. A vacinação universal da hepatite B e a vacina da hepatite A, além do teste rápido, são estratégias importantes para o enfrentamento dessas doenças, assim como a adesão ao acompanhamento e tratamento dos casos confirmados. Em Caxias do Sul, foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no período de 2011 a 2021, 3.133 casos confirmados de hepatites virais. 

Em 2019, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançou uma iniciativa para eliminar mais de 30 doenças infecciosas nas Américas até 2030, incluindo as hepatites virais. Para isso, os sistemas de saúde devem garantir o acesso a exames e tratamento para todas as pessoas com hepatites virais, além de medidas preventivas como a vacinação. Entretanto, uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a pandemia de covid-19 afetou o diagnóstico e o tratamento das infecções virais por hepatite B e C, o que tem freado o avanço na meta de eliminar essas doenças infecciosas até 2030. As estimativas da OMS para hepatite C indicam que, a cada ano, ocorrem cerca de 67 mil novas infecções e 84 mil mortes nas Américas. Os antivirais podem curar mais de 95% das pessoas infectadas com hepatite C, mas apenas 22% das pessoas cronicamente infectadas são diagnosticadas e apenas 18% delas receberam tratamento. Os dados da OMS também mostram que há 10 mil novas infecções virais por hepatite B e 23 mil mortes anualmente nas Américas. Apenas cerca de 18% das pessoas que vivem com hepatite B foram diagnosticadas e apenas cerca de 3% delas estão recebendo tratamento, segundo a OMS.

Além da busca ativa realizada pelo Serviço Municipal de Infectologia, da oferta de testes rápidos e de todo o tratamento, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam ações em salas de espera, prestando orientações sobre a doença e sobre os recursos disponíveis via SUS.

Como prevenir as hepatites virais:

- Usar preservativos em todas as relações sexuais.

- Não compartilhar objetos como escovas de dentes, lâminas de barbear ou de depilar, seringas e agulhas, cachimbos e canudos (caso de usuário de drogas), materiais para fazer tatuagens e piercings.

- Utilizar material de manicure individual ou esterilizado.

- Para a hepatite B também é realizada a vacinação preventiva, com a aplicação de três doses. Ela é gratuita, faz parte do calendário de vacinas do Ministério da Saúde e está disponível para todas as idades nas Unidades Básicas de Saúde. Já a vacina contra hepatite A é aplicada em crianças de 15 meses a 5 anos incompletos.

Tratamento:

- O Serviço Municipal de Infectologia conta com o Ambulatório de Hepatites Virais, que oferta assistência especializada para pacientes com diagnóstico confirmado de hepatites B e/ou C.

- Funciona junto ao Centro Especializado de Saúde (CES), 1° andar, localizado na Rua Sinimbu, nº 2.231, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

- Como procurar: de forma espontânea ou por meio de encaminhamento via UBS.

Locais para Testagem:

- Unidades Básicas de Saúde

- Centro de Testagem e Aconselhamento (junto ao Serviço Municipal de Infectologia no CES, na Rua Sinimbu 2231, 1º andar)

Horário: 7h às 15h (segunda a quinta-feira) e 7h às 14h (sexta feira)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais