Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

População de Vacaria se mobiliza contra fechamento da UTI

por Aldoir Santos

Reuniões durante a segunda-feira irão tratar do assunto

Manifestação pelas ruas da cidade a fim de sensibilizar as autoridades politicas para evitar o fechamento da UTI
Foto: RD Fátima

A tabela do SUS referente aos serviços que são oferecidos pelo sistema está sem reajuste por parte do governo federal faz 14 anos. Até o ano passado para compensar essa diferença o governo do estado oferecia aos hospitais um chamado incentivo financeiro. Esse repasse deixou de ser feito e agravou a situação dos hospitais filantrópicos. Como uma das consequencias foi de que o hospital de Vacaria fechou 2015 com uma dívida superior a dois milhões. Desde abril deste ano a direção comunicou as autoridades que se alguma medida não fosse adotada a UTI seria o primeiro setor a ser fechado. Como nada avançou a unidade poderá encerrar as atividades nesta quinta-feira, dia 30. Além disso o governo do estado atrasou os repasses dos recursos para o custeio de alguns serviços oferecidos aos pacientes de toda a região.

O diretor técnico do hospital médico Jonatas Accioly Filho conceitua como uma tragédia em saúde pública o fechamento da UTI. Acrescenta que isso afetará outros setores.

Nesta manhã de segunda-feira,27/06, centenas de estudantes e moradores deram um abraço no hospital Nossa Senhora de Oliveira. Em seguida o grupo fez uma caminhada em direção a prefeitura e Câmara de Vereadores. Às 14h está marcada uma reunião extraordinária dos prefeitos e secretários de saúde da região para tratar do assunto.

O bispo emérito dom Osório Bebber foi um dos que esteve na manifestação desta manhã e alertou que algo está errado na raiz da sociedade. É preciso cuidar da vida das pessoas.

O presidente da CIC Paulo Vasquez destaca que essa é uma mobilização de todos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais