Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Atividade física para o fortalecimento do corpo e mente

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Como manter uma rotina de exercícios durante o período de quarentena

Foto: Reprodução / Abril

Certamente você já ouviu do seu médico que levar uma vida sedentária não é bom para o corpo e nem para a mente, fazer uma caminhada, correr, ir até a academia, são atitudes que enxergamos como saudáveis, mas, o que fazer quanto devemos evitar sair à rua para proteger a nossa saúde? Quem nos ajuda a entender e procurar uma solução para este período é o professor de educação física e especialista em envelhecimento humano Benhur Soares.

De acordo com Benhur, a atividade física, envolvimento com novas pessoas e lugares, faz parte da natureza humana, “não fomos feitos para ficar parados”, aponta ele. Esse pode ser um dos motivos que leva o ser humano a se sentir tão incomodado com o tempo de quarentena. O conselho que o professor dá para aliviar este desconforto é se adaptar. Como explica Benhur, ir em direção contrária às medidas de prevenção não é a solução quando se trata da saúde pessoal e coletiva.

Para ajudar na adaptação das pessoas que gostariam de praticar exercícios físicos, Benhur, dá algumas orientações ( a explicação em mais detalhes está disponível no áudio da matéria). Ele explica que a prática diária de 30 minutos já é o suficiente e pode ser realizada dentro de casa. Caminhada entre os cômodos, uso do peso do próprio corpo para agachamentos e flexões e atividades de respiração são algumas das opções apresentadas por Benhur. 

Cuidar da mente também é importante e o professor recomenda algumas atividades como leitura, estudo, atividades reflexivas e busca por novas formas de contato com pessoas, uso do telefone, por exemplo.  “Você não estará aprimorando a performance física, mas, vai estar mantendo seu organismo bem, a sua cabeça bem, para entender esse processo todo e sair mais fortalecido para o momento seguinte” acrescenta ele. 

A entrevista completa com Benhur Soares está disponível no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais