Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

O papel do consumidor na segurança alimentar

por Ana Lúcia Jacomini

Este é um dos focos da entrevista de Jeferson Peccin, disponível no player de áudio

Imagem Ilustrativa
Foto: alimentemaringa.com.br/category/alimentacao/

A fiscalização do Ministério Público em estabelecimentos comerciais de Marau, ocorrida recentemente, com apreensão de cerca de 16 toneladas de alimentos impróprios para o ser humano, reacende a discussão sobre a segurança alimentar, em pleno mês da alimentação.

Jeferson Peccin, coordenador do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade de Passo Fundo, reforça que a segurança alimentar compreende o direito à alimentação e o acesso a produtos com qualidade e sanidade. Um das ferramentas para se saber se um alimento está seguro para ser consumido, segundo ele, é o prazo de validade.

O profissional orienta os consumidores, neste sentido, a não adquirirem produtos fora do prazo de validade, sem selo de procedência, sem registro nos órgãos fiscalizadores, fora da refrigeração ou com temperatura não ideal no caso dos congelados (em 0 grau ou abaixo disso) ou, ainda, com embalagem alterada.

Outubro é o mês da alimentação. O dia mundial, 16/10, foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, a FAO.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais