Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Sobe para 11 o número de focos do Aedes aegypti em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

No mesmo período do ano passado, apenas dois criadouros do mosquito foram localizados

Ao todo, 11 focos do Aedes aegypti foram identificados em Caxias do Sul desde o início deste ano. A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) localizou, nas últimas semanas, oito novos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Cinco deles foram encontrados durante o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 11 e 20 de fevereiro. Outros três, durante as fiscalizações tradicionalmente feitas em regiões com registro de focos.

Os novos criadouros foram detectados nos bairros Alvorada, Bela Vista, Desvio Rizzo, Esplanada, Mariani e Santa Lúcia Cohab. Sete deles estavam em residências e um numa empresa. Anteriormente, entre os dias 1º e 8 de fevereiro, três focos já haviam sido notificados nos bairros Esplanada e Salgado Filho.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Rogério Poletto, chama a atenção para a importância de a população fazer a sua parte não deixando água parada em recipientes, pneus calhas e outros locais.

No ano passado, foram registrados 15 focos, sendo apenas dois até meados de fevereiro. Apesar do aumento do número de criadouros nestes dois primeiros meses de 2019, o Índice de Infestação Predial (IIP) do município é considerado baixo. O IIP é determinado pelos resultados do LIRAa. Durante o levantamento, 6,8 mil imóveis foram vistoriados na área urbana da cidade, com identificação de cinco focos do Aedes aegypti. Os números representam índice de infestação de 0,1%, ou seja, baixo risco de transmissão de doenças. O risco é considerado alto acima de 4%.

Dicas de prevenção

  • Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;
  • Recolher o lixo do pátio;
  • Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;
  • Recolher pneus descartados e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva; ou encaminhar ao Ecoponto da Codeca (tem custo de R$ 1,65 por pneu, para o morador que entregar o pneu seco na Codeca);
  • Tampar caixas d'água;
  • Colocar telas milimétricas em caixas d'água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;
  • Limpar as calhas;
  • Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água;
  • Eliminar os pratinhos das plantas.

.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais