Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
Música e Informação
20:00:00
 
 

Federação das Santas Casas do Rio Grande do Sul questiona manifestações do Secretário da Saúde desqualificando administrações

por Vania Cassol

Ao mesmo tempo em que os hospitais do Rio Grande do Sul buscam saídas para administrar as despesas com o déficit de R$ 1,4 bilhão sofrem com manifestações do Secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, que podem comprometer a imagem das instituições. De acordo com o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, Francisco Ferrer, a dificuldade financeira do estado não é culpa dos hospitais.

De acordo com Ferrer, este é um dos itens que trata uma carta enviada ao secretário. A correspondência pede ainda os repasses de recursos do cofinanciamento hospitalar previsto no orçamento do estado. Ele revela que itens incluídos na pasta da saúde estão colocados irregularmente.

A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde informou que por enquanto o secretário não irá se manifestar.

Os recursos do cofinanciamento são utilizados para a gestão e algumas áreas para onde não podem ser destinadas verbas dos programas. Conforme Ferrer há valores de dez/15 e jan/16 em atraso. Pelo estado houve redução no quadro de funcionários e em alguns casos atraso de salários e redução nos atendimentos. Caxias do Sul mantém os atendimentos, mas os hospitais recebem apoio da prefeitura e, ainda assim, acumulam prejuízos financeiros.  A Federação tem um encontro previsto para o dia 14 de março com deputados da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e no dia 16, a Confederação tem encontro com o Ministério da Saúde para tratar de uma linha especial de financiamentos e da atualização da tabela SUS.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais