Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Horário de atendimento do Centro Especializado de Saúde em Caxias é ampliado

por Ivan Sgarabotto

Serviço ficará aberto até 18h45 a partir de 1º de novembro

Foto: Divulgação

O Centro Especializado de Saúde (CES) vai passar a funcionar das 7h às 18h45 a partir do dia 1º de novembro, em Caxias do Sul. Hoje, o serviço fica aberto até 16h. A mudança é para beneficiar os usuários, que terão a possibilidade de agendar consultas para algumas especialidades no fim do dia. A expectativa é que o novo horário ajude a reduzir também o índice de pacientes que faltam aos atendimentos médicos.

Nicole Golin, diretora da Rede Especializada de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), diz que o percentual de pessoas que faltam às consultas no CES é significativo, considerando-se que há demanda reprimida para algumas especialidades. “Em ortopedia, que tem alta procura por parte dos usuários, o índice de ausências é de 18% ao mês; nas especialidades pediátricas chega a 20%. Acreditamos que muitos pacientes não comparecem em função de seus horários de trabalho. Portanto, se ofertarmos a consulta mais no início ou no fim do dia, a tendência é que as faltas diminuam”, projeta Nicole.

A diretora destaca ainda que a mudança será viabilizada sem custos excedentes para o município. “Redimensionamos os horários de trabalho dos servidores para não gerar horas extras. Em vez de o médico cumprir sua jornada diária em um só turno, das 8h às 12h, por exemplo, ele cumprirá em dois turnos, das 8h às 10h e das 16h30 às 18h30, hipoteticamente”, explica.

Inicialmente, seis especialidades serão contempladas com o horário estendido: ortopedia, dermatologia, nefrologia pediátrica, endocrinologia pediátrica, gastroenterologia pediátrica e pneumologia pediátrica. “Será um projeto-piloto, podendo abranger outras especialidades futuramente”, esclarece Lauren Moreira, diretora do CES.

Novidades no atendimento aos usuários do CES

A partir do dia 1º de novembro, outras mudanças também beneficiarão os usuários. Uma delas é que alguns exames solicitados pelos médicos do CES passarão a ser agendados no próprio serviço, sem que o paciente tenha que voltar à Unidade Básica de Saúde (UBS) para fazer a solicitação. São eles: ecografias abdominal, de rins e das vias urinárias, eletrocardiograma, raio-X simples de todos os tipos, espirometria e teste ergométrico.

As consultas de retorno, para mostrar os exames solicitados pelos médicos, também serão todas reagendadas no próprio CES, independente do tempo de espera. “A mudança vai agilizar o processo porque há exames mais complexos e com maior demanda que podem demorar mais de 90 dias para serem entregues. Queremos evitar que o paciente entre numa nova fila de espera e que os exames percam a validade”, afirma Lauren.

Os especialistas que precisam encaminhar os pacientes para consultas com outros médicos especialistas, a fim de complementar o diagnóstico, também poderão fazer os agendamentos diretamente no Centro Especializado de Saúde, sem que o usuário tenha que voltar para a UBS. Nesses casos, serão observados os critérios de prioridade, com base na comunicação entre os médicos. Já as avaliações cardiológicas, necessárias para a marcação de cirurgias, serão feitas num único dia, com a realização conjunta do eletrocardiograma e da consulta. Hoje, o usuário tem que ir até três vezes ao CES para conseguir o laudo com a autorização: uma para fazer o exame, outra para pegar o resultado e uma terceira vez para consultar o médico.

Farmácias

Na perspectiva de melhorar o acesso da população aos serviços de saúde, Nicole Golin afirma que também está em estudo a ampliação do atendimento da Farmácia Básica, localizada no mesmo prédio do CES. “Nosso objetivo é que acompanhe o horário de funcionamento do Centro Especializado, mas para isso ainda são necessários alguns ajustes”, diz ela. “Até lá, as unidades conveniadas ao Programa Farmácia Popular (hipertensão, diabetes e asma) e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com horário estendido darão o suporte necessário”, finaliza Nicole.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais