Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Especialista alerta para os riscos da automedicação

por Isadora Helena Martins

Intoxicação, dependência química e outros efeitos adversos estão atrelados ao mau uso dos medicamentos

Foto: Divulgação / Agência Brasil

O inverno é a época do ano em que as gripes, dores de garganta, alergias entre outras doenças costumam ser mais comuns e muitas pessoas acabam optando pela automedicação ao invés de consultar um especialista. Porém, o ato de tomar remédios por conta própria, o que é visto como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode trazer consequências mais graves do que se imagina para a saúde.

Durante entrevista no programa Tua Saúde, da Tua Rádio São Francisco, o professor do curso de Farmácia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e doutor em Ciências Farmacêuticas, Leandro Tasso, salientou os risos da automedicação. “Tem muitos perigos ocultos por trás da decisão de se automedicar. Quando o indivíduo decide usar um medicamento por conta própria, ele também está fazendo o autodiagnostico. Então, não é uma escolha apenas por um ou outro medicamento, ele vai ter que escolher a dose, avaliar de quanto em quanto tempo vai tomar o medicamento, vai avaliar por quanto tempo vai tomar o medicamento. E será que o indivíduo tem condições de responder a todas essas perguntas e fazer uma escolha adequada do medicamento”, pontuou.

O especialista ainda salientou que ingerir medicamentos sem orientação médica ou de um farmacêutico pode trazer reações adversas, intoxicações, dependência química, além de mascarar doenças mais graves. “O medicamento não é um brinquedo, ele pode ser uma arma e a gente tem que saber realmente como utilizá-lo porque que as consequências, muitas vezes, podem ser irreparáveis”. Para ouvir a entrevista completa com o professor Doutor em Ciências Farmacêuticas, Leandro Tasso, clique AQUI.   

  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais