Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Um presente de Natal à comunidade: viabilização de Área Oncológica no HCR

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

 Anúncio foi feito formalmente na tarde de segunda-feira (23) e é resultado da parceria entre Hospital Cristo Redentor e Hospital de Clínicas de Passo Fundo

Foto: José Maculam / Tua Rádio Alvorada

O Hospital Cristo Redentor encerra 2019 com um importante anúncio: a parceria com o Hospital de Clínicas de Passo Fundo para iniciar atendimento na área oncológica. A ideia, exposta nesta segunda-feira, (23) no auditório do HCR, é proporcionar aos pacientes oncológicos mais conforto através da realização do tratamento quimioterápico próximo a sua residência; ou seja, poderão realizar seus tratamentos no HCR.  Inicialmente, o tratamento será direcionado à particulares e convênios em pacientes que residam em Marau ou municípios vizinhos.

A quimioterapia é a utilização de drogas, injetáveis ou por via oral, com o objetivo de destruir ou bloquear o crescimento das células cancerosas. O paciente que realiza protocolo de quimioterapia necessita de um suporte assistencial acolhedor e durante o tratamento, considerando que os níveis de tolerância gastrointestinal, imunológico e psicológicos se alteram e o paciente torna-se muito vulnerável.  Este novo centro de tratamento possibilitará ao paciente realizar seu tratamento próximo de sua residência e os profissionais poderão criar vínculo facilitado com este paciente e seus familiares.  Na ocorrência de efeitos adversos o paciente terá a estrutura de internamento próximo de seu lar e com cuidado direcionado às suas necessidades.

 De acordo com Marcelo Borghetti, Diretor Administrativo do HCR, a parceria com o Hospital das Clínicas promete ser muito satisfatória: “O Hospital de Clínicas dispõe hoje, de serviço de referência em oncologia para o tratamento com quimioterápicos, o que já garante o sucesso desta parceria”, colocou.

Conforme Dra. Júlia Pastorello, Coordenadora Médica do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital de Clínicas a implantação de uma rede oncológica entre ambas instituições vem em um momento muito oportuno. “A união cria qualidade, cria empreendedorismo, cria novas ideias, aumenta nossa prática de saúde de forma excelente para todos, gera amizade. Mas principalmente, nos sentimos gratos por podermos ter esta oportunidade de tornar este fato realmente significativo e histórico para a região de Marau”, explicou.

O ato do anúncio oficial foi marcado pela assinatura do termo de cooperação entre ambas instituições de saúde.

Estiveram presentes na oportunidade:  Marcelo Borghetti, Diretor Administrativo do HCR, Adelar Confortin, Presidente do HCR, Antônio Roso, Presidente do Conselho Deliberativo do HCR, sócios ativos, colaboradores da instituição de saúde, Diretor Técnico do Hospital de Clínicas,  Juarez Antônio Dal Vesco, Dra. Julia Pastorello,  Coordenadora Médica do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital de Clínicas, Omiro Baggio, 1° vice-presidente do Hospital de Clínicas, Nelso Trevisan, 3° vice-presidente do Hospital de Clínicas,  Dr. Milton Roos, membro do Conselho Empresarial do HC,  Dr. Rosemar Stefenon – Coordenador médico do HC, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico  de Marau, Silvio Confortin, o Vice-prefeito de Marau, Rui Carlos Gouvêa e o Deputado Estadual, Vilmar Perin Zanchin.

A previsão, conforme informações da Diretoria do HCR é que as obras de adaptação estrutural para o Setor de Oncologia iniciem no primeiro semestre de 2020, no primeiro pavimento do hospital.

TRATAMENTO: O serviço de quimioterapia estará sob a responsabilidade de uma equipe multiprofissional, facilitando o atendimento e acompanhamento amplo. O tratamento quimioterápico é definido pelo médico oncologista e pode ser realizado durante a internação ou em ambulatório. Além disso, pode ser efetivado com um único medicamento ou com a combinação de vários deles por via intravenosa (na veia ou por cateteres) ou via oral (comprimidos ou cápsulas). Quando definida a via de administração do quimioterápico, toda a equipe faz um planejamento do cuidado deste paciente e viabiliza as orientações para que este possa ter seu tratamento com menos efeitos colaterais possíveis.

Este material está disponível, também, no áudio da matéria

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais