Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Regional Passo Fundo segue com risco médio para Covid-19

por Ana Lúcia Jacomini

Classificação preliminar, divulgada nesta sexta, indica bandeira laranja para a região

Foto: Divulgação/Governo do Estado

A Região de Passo Fundo segue em bandeira laranja com risco epidemiológico médio, por mais uma semana, no mapa do Distanciamento Controlado do Governo do Estado. Porém, depois de duas rodadas sem regiões classificadas como risco epidemiológico alto, o mapa preliminar da 25ª semana, divulgado nesta sexta-feira, 23/10, voltou a apresentar bandeira vermelha. Foi para as Regionais Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo. As outras 15 regiões Covid seguem em bandeira laranja.

Veja o mapa preliminar da 25ª rodada: https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

O número de novas hospitalizações (clínicas e UTI) confirmadas por Covid-19 chamou a atenção da equipe que monitora os indicadores de propagação do coronavírus. Entre as duas últimas semanas, o aumento foi de 21% – de 739 para 897. Esse aumento repercutiu sobre a elevação de 13% de internados em leitos clínicos confirmados com Covid-19. Para internados em UTI com a doença, a situação ficou relativamente estável, com leve aumento de 533 para 539. O indicador óbitos cresceu 11% entre as duas últimas semanas, de 213 para 236.

O monitoramento diário desses indicadores permite ao governo identificar se essas oscilações são situações pontuais ou alguma tendência mais consistente ao longo do tempo. De qualquer maneira, há a necessidade de a população reforçar os cuidados pessoais, como o uso de máscara e a higienização das mãos, e o distanciamento pessoal, além de evitar ao máximo as aglomerações.

As regiões em cogestão classificadas em bandeira vermelha podem adotar regras de bandeira laranja, e as classificadas em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela, basta que enviem protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam). A Associação dos Municípios do Planalto optou por seguir a bandeira laranja por enquanto. Os planos regionais aprovados estão disponíveis em https://planejamento.rs.gov.br/cogestao-regional. As classificações desta rodada passam a valer a partir de terça, dia 27/10.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais