Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Laboratório Citopatológico é reinaugurado em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

Laboratório é um aliado das mulheres para combater o câncer do colo do útero

Nesta terça-feira, 23, foi reinaugurado pela secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, o Laboratório de Citopatologia Municipal, localizado junto à Central de Exames Complementares (2º andar do prédio da Secretaria Municipal da Saúde).

O Laboratório é um aliado das mulheres para combater o câncer do colo do útero, o segundo mais incidente na população feminina brasileira. O novo espaço conta em seu corpo de servidores com um médico patologista, uma auxiliar citotécnica e um agente administrativo, além de toda a estrutura logística da Central de Exames.

Dilma  ressaltou que o laboratório, além de prestar um atendimento de alta qualidade, oportunizará ao município uma redução nos custos. O diretor da Central de Exames, Fernando Koren Baptista, explicou que o serviço terá capacidade para atender 1,5 mil usuárias por mês.

Para o rastreamento do câncer, o método utilizado é o teste de Papanicolaou (exame citopatológico do colo do útero), que baseia-se na história natural da doença e no reconhecimento de que ela evolui a partir de lesões, que podem ser detectadas e tratadas adequadamente, impedindo a progressão para o câncer.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais