Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Prefeitura de Caxias revoga edital de seleção de empresa para operacionalização do PA 24 Horas

por Ivan Sgarabotto

Medida atende decisão tomada pelo Conselho Municipal de Saúde

Foto: João Romanini

A Prefeitura de Caxias do Sul revogará o edital de seleção da entidade para operacionalização do Pronto Atendimento 24 Horas. A decisão foi tomada em reunião nesta sexta-feira (22/12). Ela atende a decisão tomada pelo Conselho Municipal de Saúde que rejeitou, nesta semana, a proposta de gestão compartilhada do serviço de urgência e emergência.

Com isso, o programa “UBS+” ficará inviabilizado, já que a ampliação dos serviços da atenção básica dependia do novo modelo de gestão do PA. “Entendemos que houve uma derrota da maioria da população que sabe a importância do atendimento prestado pelas UBS's no conjunto do sistema de saúde pública. Seguiremos com a nossa diretriz de fortalecimento da atenção básica porque acreditamos que essa é a solução para muitos problemas da área. Avaliaremos com o nosso corpo técnico como isso poderá ser feito a partir de agora”, ressaltou a secretária municipal da Saúde, Deysi Piovesan.

O atendimento no PA 24 Horas seguirá sendo prestado normalmente à população.

Programa UBS+

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apontou deficit de dezenas de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município. O “UBS+” pretendia focar os atendimentos de saúde nas necessidades e características de cada região de Caxias do Sul.

Hoje, cerca de 70% dos usuários que poderiam ser atendidos nas UBS's, com casos de baixa complexidade, acabam procurando os serviços de urgência e emergência prestados pelo Pronto Atendimento 24 horas, pela Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte (UPA) e pelos hospitais Pompéia e Geral.

Por isso, para consolidar a atenção básica, os 265 profissionais do Pronto Atendimento 24 horas seriam realocados para reforçar as equipes das 48 Unidades Básicas de Saúde do Município. O atendimento seria multidisciplinar com médicos, odontólogos, psicólogos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais, e com a coleta de exames no local. Já o atendimento no PA 24 Horas seria prestado por uma organização social sem fins lucrativos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais