Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Hospital Cristo Redentor e Hospital de Clínicas de Passo Fundo inauguram Unidade Oncológica

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

O novo serviço qualificará o atendimento quimioterápico aos pacientes da região de Marau

O anúncio de parceria estratégica entre o Hospital Cristo Redentor de Marau e o Hospital de Clínicas de Passo Fundo foi feito em dezembro de 2019 e o trabalho das instituições foi concretizado nesta quinta-feira, 22/07, com a inauguração da Unidade Oncológica HCR/HCPF, que disponibilizará atendimento quimioterápico oncológico e hematológico aos pacientes oncológicos de Marau e região.   

O presidente da Associação Beneficente Hospitalar de Marau, Adelar Confortin ressalta que a parceria beneficia os pacientes oncológicos destes municípios, que podem continuar o tratamento quimioterápico no HCR. “Hoje, nesta área da oncologia, estamos dando um passo muito forte, numa parceria que eu julgo inteligente com o Hospital de Clínicas. É importante nos aliarmos todos, ampliar nossas relações quando se tem o mesmo propósito, que é o de melhor atender, que é o de procurar facilitar a vida dos doentes e de seus familiares. Assim, estaremos cumprindo o nosso dever.”

A Unidade Oncológica contempla 137 metros quadrados e está localizada no primeiro andar do HCR, com sala de espera específica, seis boxes de atendimento ao paciente, além de posto de enfermagem e salas de apoio administrativo e de serviços. Conforme a coordenadora médica do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital de Clínicas, médica Julia Pastorello, a iniciativa surgiu de um sonho em conjunto, tanto da região de Passo Fundo, quanto de Marau, em melhorar o tratamento e o atendimento dos pacientes oncológicos de Marau e região. "Esta união está demonstrando força e desta forma nós vamos conseguir melhorar o tratamento dos nossos pacientes, deixá-los mais próximos da sua casa e, da mesma forma, qualificar o HCR no tratamento dos pacientes oncológicos” evidenciou ela.

Inicialmente, o tratamento será direcionado a pacientes particulares e de convênios que residam em Marau ou municípios vizinhos. O objetivo principal é proporcionar maior conforto durante o tratamento, não tendo mais a necessidade de deslocamento à Passo Fundo. Em seu pronunciamento, o presidente do HC, Paulo Adil Ferenci, disse que a uniade que estará à disposição da comunidade é resultado de um projeto que começou a ser idealizado ainda em 2019. "O tratamento oncológico destes pacientes poderá prosseguir aqui, mais próximo de suas casas, com conforto, humanização e profissionalismo.”

O serviço de quimioterapia estará sob a responsabilidade de uma equipe multiprofissional, facilitando o atendimento e acompanhamento integral. O tratamento é definido pelo médico oncologista ou hematologista e pode ser realizado durante a internação ou em ambulatório. Além disso, pode ser efetivado com um único medicamento ou com a combinação de vários deles por via intravenosa (na veia ou por cateteres) ou via oral (comprimidos ou cápsulas). Quando definida a via de administração do quimioterápico, toda a equipe faz um planejamento do cuidado deste paciente e viabiliza as orientações para que este possa ter seu tratamento com menos efeitos colaterais possíveis. Na ocorrência de efeitos adversos o paciente terá a estrutura de internação próxima de seu lar e com cuidado direcionado às suas necessidades.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais