Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

Prefeitura de Caxias orienta uso da máscara em espaços de saúde frente ao aumento de casos de Covid-19

por Daniel Lucas Rodrigues

Munícipio também pede que a população não vacinada ou que esteja com as doses atrasadas procure os pontos de imunização

Foto: Cristiane Barcelos/Divulgação

Nos últimos dias, o Rio Grande do Sul apresentou um aumento nos casos de Covid-19. Pela sexta semana consecutiva, o número de ocorrências da doença cresce e o motivo se deve a subvariante BQ.1, que tem mostrado elevada capacidade de transmissão comparada às outras sublinhagens do vírus circulando no país.  

Conforme levantamento do Gabinete de Crise, a situação hospitalar no Estado é de continuidade no aumento de internados, embora em ritmo inferior ao que vinha sendo observado e ainda em patamar mais baixo do que em outros momentos da pandemia. Nesta semana, a média móvel de casos confirmados apresenta elevação de 30,4%. O número de internados suspeitos e confirmados aumentou em 49, sendo uma alta de 64 em leitos clínicos e uma redução de 15 em UTI. A taxa de ocupação hospitalar das UTIs adulto no RS é de 81%.

Devido a esse crescimento, a Prefeitura de Caxias do Sul reforça a orientação para que a população não vacinada ou que tenha doses em atraso procure os pontos de vacinação. A vacina segue sendo a principal estratégia de enfrentamento à doença. O Município reforça, também, a recomendação para o uso de máscaras e o distanciamento social.

Em Caxias, houve aumento na positividade dos testes, chegando a 44% em novembro. Também houve alta de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que inclui casos de covid-19, que passaram de uma para 32 entre o começo de outubro e o começo de dezembro. Esses números apontem para um momento de retomar cuidados para evitar possíveis agravamentos.

A Prefeitura reforça, também, a recomendação para uso de máscaras em locais sem ventilação e em estabelecimentos de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais e farmácias, especialmente pela grande circulação de pessoas com suspeita ou confirmação de covid-19 nesses ambientes. A recomendação se estende principalmente a pessoas com comorbidades, idosos ou que apresentem sintomas gripais. Outra orientação é para que as pessoas que apresentarem sintomas gripais procurem um serviço de saúde para realizar a testagem para covid-19, que deve ser feita entre o primeiro e o sétimo dia de sintomas.

A cobertura vacinal no momento é de 83,20% com ao menos uma dose, 77,56% com duas ou dose única, 44,47% com três doses e 15% com a quarta dose. As vacinas seguem disponíveis em UBSs.

Confira os esquemas vacinais:

- Crianças de seis meses a dois anos com comorbidades: três doses

- Crianças de três a 11 anos: duas doses

- 12 a 24 anos: três doses

- 25 anos ou mais em geral, 18 ou mais com comorbidades, profissionais de saúde, acamados, 12 ou mais com imunossupressão: quatro doses

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais