Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Setembro Amarelo: entenda os sinais e saiba como ajudar pessoas com quadro de depressão

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Dois terços das pessoas que cometeram suicídio, avisaram alguma pessoa antes do ato

De acordo com pesquisas científicas, 17% das pessoas no Brasil já pensaram, em algum momento, em tirar a própria vida, sendo o suicídio considerado um problema de saúde pública. No país, o Rio Grande do Sul tem registrado uma das maiores taxas de suicídio.

Diante dessa realidade, a Tua Rádio Cacique ouviu o psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde, Elias Vidal Ferreira. O profissional orientou a audiência quanto à importância do dialogo e de se estar atento aos sinais apresentados por pessoas com quadro de depressão.

Pelo menos dois terços das pessoas que cometeram suicídio, avisaram alguma pessoa antes do ato, relata Elias. Ele lamenta que ainda haja aqueles que minimizem esse sofrimento.

Demonstrar auxílio e se abrir à escuta são os primeiros passos para ajudar os doentes. Mudanças nos hábitos alimentares, desânimo, perda de interesse nas atividades que antes eram prazerosas, podem indicar que algo está errado.

Neste sentido, os amigos, a família e a religião têm papel importante. A ajuda profissional também é essencial, e deve ser buscada sem constrangimentos.

Ouça a entrevista e saiba mais sobre esses transtornos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais