Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Pacientes com síndrome gripal passam a ser testados para Covid-19 no RS

por Isadora Helena Martins

A terceira fase do programa Testar RS pretende ampliar de 2 mil para 8 mil testes diários

Foto: Divulgação / EBC

O Programa Testar RS, do governo estadual ingressou na terceira fase. A iniciativa que busca ampliar a testagem para Covid-19 em todo o estado agora passará a ofertar o exame RT-PCR também para os pacientes que apresentarem síndrome respiratória. A primeira fase priorizou a testagem de idosos e a segunda os profissionais da saúde.

Segundo a titular da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, Tatiane Fiorio, na Serra Gaúcha, Caxias do Sul irá receber a Central Regional de Triagem e ficará responsável pelo encaminhamento dos testes dos 49 municípios da região. Tatiane também afirmou que a logística facilitará os diagnósticos. “A Central está sendo montada junto ao Laboratório Regional que fica junto à 5ª Coordenadoria da Saúde. O objetivo da Central é dar mais agilidade pro encaminhamento pro laboratório. Porque até agora, os municípios encaminhavam as amostras ao Laboratório Central, em Porto Alegre e depois elas eram encaminhadas ao laboratório que faz o processamento. A partir da semana que vem a gente já entra em funcionamento com a Central Regional e as amostras vão poder sair direto de Caxias para o laboratório de análise”. A expectativa é de que os resultados sejam divulgados em até dois dias, garantiu a titular.

Ainda durante entrevista na Tua Rádio São Francisco, Tatiane afirmou que, em nível estadual, a testagem da população deve ser ampliada de 2 mil para 8 mil testes por dia. Ouça a entrevista completa AQUI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais