Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Caso envolvendo "Dr.Bumbum" motiva debate sobre procedimentos estéticos

por Camila Agostini

O médico é apontado como responsável pela morte de uma bancária depois de realizar bioplastia em ambiente domiciliar

Foto: Reprodução/Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

A morte de uma bancária de 46 anos confirmada na primeira metade deste mês de julho motivou um novo debate sobre a confiabilidade e a responsabilidade mútua de médico e paciente mediante os procedimentos estéticos realizados no país. Conhecido pelo apelido de Dr. Bumbum, cunnado por ele próprio, Denis Cesar Barros Furtado foi apontado como o responsável pela morte da mulher, que foi vítima de uma embolia pulmonar após procedimento realizado no apartamento o médico. A mãe dele, Maria de Fátima Barros Furtado, também médica, foi denunciada por participar da ação, mesmo tendo seu diploma cassado desde 2015.  

Já na delegacia, depois de detido, o médico declarou que o procedimento foi realizado de forma correta e lícita. Ele disse ainda que a cobertura onde a bancária foi submetida à aplicação do PMMA (polimetilmetacrilato) tinha condições adequadas para a cirurgia, chamada de bioplastia.  

O fato repercute amplamente e, sobretudo em meio à comunidade médica, tem se sustentado como fator motivador de importante discussão acerca da lisura dos procedimentos estéticos e cuidados que também os pacientes precisam ter no momento de realizar uma cirurgia plástica.

Especialista em medicina estética, o médico marauense, Gean Carlo Mezzomo, diz que o caso impõe a necessidade de se pensar a respeito de como a facilidade de acesso a este tipo de procedimento pode colocar em risco a saúde e a vida das pessoas: “temos que olhar para essa situação de uma forma muito crítica. Infelizmente, profissionais que nem sempre têm um objetivo ético cometem alguns exageros. Ocorre que, seja qual for a cirurgia, existe o risco de uma embolia pulmonar, tanto é que o paciente precisa assinar um termo de consentimento em razão dos riscos. Mas neste caso específico, envolvendo o médico conhecido com “Dr. Bumbum, houve uma permissão também por parte da paciente. Ela foi no apartamento dele para realizar o procedimento. Quer dizer, está tudo errado. Vale como alerta. E ébom que as pessoas entendam que nem tudo é tão fácil”, destaca Jean Mezzomo.  

No player de áudio você acompanha a íntegra da entrevista em que o Dr. Gean elenca os principais critérios a serem considerados no momento de realizar uma cirurgia plástica.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais