Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Pacientes de saúde mental do HCR vivenciam externalização das emoções através da música

por Ana Lúcia Jacomini

Projeto é desenvolvido por estagiária de Psicologia

Júlia Bernardi avalia o projeto de forma positiva (Divulgação/HCR)
Foto: Divulgação

Há quatro meses, é desenvolvido na Unidade de Saúde Mental do Hospital Cristo Redentor, projeto de interação com os pacientes através da música.  A atividade, que tem apresentado resultados significativos aos usuários, é iniciativa da estagiária de Psicologia, Júlia Bernardi. No primeiro semestre, a acadêmica desenvolveu trabalho de observação e escuta aos pacientes e no segundo semestre, percebendo esta necessidade de contribuição no ramo da expressão artística, resolveu implantar o projeto. 

Todas as quartas-feiras de manhã pelo período de duas horas, ela realiza o trabalho na ala, com a participação total dos pacientes. “O objetivo é fazer com que cada paciente consiga externalizar suas emoções, o que ele está sentindo no momento da internação. Por eles estarem em tratamento breve, buscamos trazer o que a música remete para cada um naquele momento, choro, raiva, tristeza, alegria, enfim.”, explicou Júlia.

As músicas são escolhidas criteriosamente pela acadêmica, que opta sempre por letras de motivação e melodias alegres. Ainda conforme a acadêmica,  os resultados têm sido promissores: “Por estimular a autoestima, o bem-estar ao paciente, promover reflexão, não se restringindo seus benefícios apenas ao tempo das vivências com musicalização, mas inclusive nos momentos posteriores, é que está atividade se tornou de extrema importância durante o processo de tratamento”, avalia ela.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais