Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Rio Grande do Sul recebe mais 97 mil doses da vacina bivalente contra a covid-19

por Daniel Lucas Rodrigues

Carregamento chegou ao estado no último final de semana

Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES

O Ministério da Saúde enviou no último final de semana mais 97,2 mil doses da vacina bivalente contra a covid-19 ao Rio Grande do Sul. No total, já foram encaminhados 354,7 mil imunizantes ao Estado. Nas próximas semanas, o órgão federal enviará novas remessas.

As vacinas serão distribuídas e encaminhadas às 18 coordenadorias regionais, onde haverá separação para que os municípios façam a coleta das suas respectivas doses após o feriado de Carnaval. Até lá, elas permanecem no Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cead) da Secretaria da Saúde (SES).

No Rio Grande do Sul, a campanha de vacinação com o imunizante bivalente se iniciou oficialmente na terça-feira (14/2) passada, em Canoas. O trabalho em conjunto com os municípios e a capacidade técnica viabilizaram a antecipação da campanha, em relação à data prevista em nível nacional.

Além de priorizar o atendimento de pessoas em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), a pasta da Saúde recomenda aos municípios aplicar a bivalente em idosos com 70 anos ou mais nos postos de saúde. Para isso, será usado o excedente de doses que cada município tiver recebido.

Considerando que a campanha em âmbito nacional começa oficialmente no próximo dia 27 e que o sistema de informações nacional só poderá ser abastecido a partir desta data, a recomendação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é de restringir a aplicação de doses da vacina bivalente em um ou, no máximo, dois postos de saúde por município.

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais