Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Entenda o Direito Médico e a Ética Hospitalar

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Este conteúdo está disponível, também, no áudio da matéria

Foto: Taliane Radaelli / Tua Rádio Alvorada

Direito Médico e Ética Hospitalar, estes foram os assuntos abordados pela advogada, Juliana Bonamente, em sua participação no programa Temática, que vai ao ar nas manhãs da Tua Rádio Alvorada. Segundo a advogada, esta é uma área judicial recente para o país e que ainda desperta algumas dúvidas. O Direito Médico, de acordo com Juliana, trabalha com a responsabilidade civil e com toda a legislação de saúde, envolvendo, também, os planos de saúde e o SUS - Sistema único de Saúde. O foco é o trabalho de orientação e prevenção de problemas.  

As maiores demandas para este setor, conforme explica Juliana, estão relacionadas aos planos de saúde, que entre os anos de 2017 e 2018, registraram 554 mil ações judiciais. A principal causa para estes “desentendimentos” está ligada a questões contratuais. O fornecimento de medicamentos através do SUS vem logo atrás com 420 mil ações tramitando neste mesmo período e após o erro médico com 83 mil ações. 

Ao falar sobre erro médico, a advogada lembra da questão Ética Hospitalar. De acordo com Juliana, todos os hospitais com mais de 30 médicos no corpo clínico, precisam, obrigatoriamente, ter uma Comissão de Ética Médica. Os membros da comissão tem a responsabilidade de auxiliar os pacientes e o corpo clínico dos hospitais, em relação ao diálogo e prestação de informações, além de realizar um trabalho de pesquisa e atualização dos médicos. 

A entrevista com Juliana Bonamente está disponível no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais