Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Programa “Fila Zero” pretende reduzir mais de 54 mil consultas que aguardam especialista em Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

Iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde será lançada neste sábado (24/10), no Centro Especializado e Saúde

Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias do Sul

Caxias do Sul possui 54.962 pessoas na fila de espera para consulta com um especialista no Sistema Único de Saúde (SUS). Os números foram agravados pela pandemia da Covid-19 e apresentam que 17.122 aguardam por exames. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lança o programa “Fila Zero” neste sábado (24/10), no Centro Especializado e Saúde (CES). A iniciativa pretende reduzir a demanda para todas as especialidades.

Na cidade, as especialidades que mais precisam de acolhimento são cardiologia (2.733 pessoas), dermatologia (3.255), endocrinologia (1.239), gastroenterologia (2.090), ortopedia (550), otorrinolaringologia (3.381) e reumatologia (2.704). Essa ordem será usada para priorizar quais necessitam de atendimento no projeto.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o titular da pasta da saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, explica que este final de semana será um teste, a fim de observar se mantém o funcionamento do programa aos sábados ou se estende os horários durante a semana. Segundo ele, serão ouvidos os setores da comunidade para se ter o melhor resultado.

O CES funcionará das 7h às 13h, com atendimentos de reumatologia, cardiologia, ortopedia, dermatologia, endocrinologia, otorrinolaringologia e gastroenterologia. Também serão realizados os exames de eletrocardiograma e espirometria. A Farmácia Básica também estará aberta das 7h às 13h.

Em 7 de novembro, serão agendados pacientes para reumatologia, neurologia adulto, cardiologia, ortopedia, dermatologia, otorrinolaringologia e gastroenterologia.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais