Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Entenda para que serve e como funciona o respirador mecânico

por Camila Agostini

Médico do HCR, Dr. Guilherme Garcia Vieira, fala sobre o uso do equipamento

Foto: Divulgação

Você sabe para que serve o suporte ventilatório numa instituição hospitalar?  Num momento de pandemia, muito se ouve falar que casos graves como SARS -   Síndrome Respiratória Aguda Grave, precisam de auxílio respiratório através da máquina. Quem explica melhor sobre para que serve e como funciona o equipamento, é o Dr. Guilherme Garcia Vieira, cirurgião Geral e Diretor Técnico do Hospital Cristo Redentor.

De forma simples e acessível o profissional esclarece sobre a utilização dos respiradores. O Hospital Cristo Redentor possui atualmente sete ventiladores mecânicos; três deles são usados no Bloco Cirúrgico rotineiramente e outros quatro ficam à disposição para uso dentro do serviço de urgência e emergência.  Todos estão 100% em condições de uso e com manutenção em dia.  De acordo com o Dr. Guilherme, até o momento, as sete máquinas de suporte ventilatório tem suprido a demanda existente: “Como  não dispomos de UTI - Unidade de Terapia Intensiva, para o perfil do paciente que é atendido na cidade e com os hospitais de referência da região fornecendo suporte avançado quando necessário, o número que possuímos é considerado adequado”, explicou.

Mas para que serve de fato um ventilador mecânico? De forma simplificada, o diretor   técnico explica que o aparelho tem a função de insuflar ar para dentro das vias aéreas do paciente de forma controlada, com pressão positiva, permitindo que receba oxigenação de forma passiva, para uso do mesmo, rotineiramente, o paciente recebe intubação orotraqueal sob sedação.  Este tipo de intubação visa estabelecer o controle definitivo da via aérea do paciente.

As indicações mais comuns do procedimento para suporte ventilatório através da intubação orotraqueal são: uso temporário e eletivo em procedimentos cirúrgicos, ou em pacientes com nível de consciência diminuído pelas mais diversas causas ou em casos de insuficiência respiratória aguda, entre outros. “Em resumo, tem seu uso quando ocorre uma impossibilidade de o paciente garantir oxigenação do seu corpo por meio do mecanismo natural de respiração ou quando por alguma causa, não há como garantir que o paciente não corra risco de aspirar conteúdo indesejado para as vias aéreas”, acrescentou.

O TEMPO DE UTILIZAÇÃO: O tempo de utilização do suporte ventilatório pode variar de acordo com a necessidade do paciente.

COMO OCORRE A REGULAGEM DO VENTILADOR MECÂNICO:   Ainda conforme explica Dr. Guilherme, o ventilador mecânico permite controlar diversos parâmetros como, por exemplo, a frequência respiratória, volume de ar insuflado, pressão de ar insuflada, pressão expiratória final, tempo inspiratório e tempo expiratório.  “É imprescindível que o aparelho seja programado por profissional capacitado, sendo mais comumente realizado por médicos, enfermeiros ou fisioterapeutas treinados”, finalizou.

Dr. Guilherme Garcia Vieira é formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (2012), formado também em Farmácia Industrial também pela UFSM (2006), tem Residência Médica em Cirurgia Geral. Atualmente gerencia o Serviço de Endoscopia do HCR, atividade lhe possibilitada pela pós-graduação na Fundação Riograndense Universitária de Gastroenterologia- Fugast.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais