Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Ministério da Saúde está ligando para a população brasileira

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Ligações são dos números 136 ou 0136

Para ter certeza que não é golpe, SUS não pede dados penssoais, bancários ou doações
Foto: Reprodução/Canal Ideal

É verdade que que o SUS – Sistema Único de Saúde, está ligando para as pessoas. A população já está recebendo ligações automáticas por meio dos números 136 ou 0136, para o monitoramento à distância da saúde dos brasileiros. Esse mecanismo, definido pelo Ministério da Saúde, permitirá a busca ativa para identificar antecipadamente pessoas vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus, através do disparo de ligações com atendimento automatizado para encontrar possíveis casos.

Mais de 125 milhões de brasileiros devem receber a chamada então, não se espante se o seu telefone tocar com chamada destes números 136 ou 0136. É como se fosse uma consulta, por meio de uma voz artificial, que vai fazer algumas perguntas mas não vai pedir dados pessoas e nem dados bancários. Para que as pessoas tenham a certeza de que é o Ministério da saúde que está ligando, e não um trote ou golpe, aparecerá no identificador de chamadas o número 136 ou 0136, do Disque Saúde.

Importante destacar que não é verdade – é fake news – a informação que está circulando pelas redes sociais de que o 0136 faz a clonagem do whatsapp das pessoas. Esse número também é do Ministério da Saúde. Lisiane Dallagnese, coordenadora do Comitê de Operações Emergenciais - Covid-19 de Marau, explica que uma forma simples de ter certeza de que não se trata de um golpe ou de um trote é antentar para o seguinte fato: na ligação do Ministério da Saúde não são solicitados nem dados pessoais, nem dados bancários e nem doações.

Ouça a entrevista com Lisiane no player de áudio desta matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais