Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Mieloma múltiplo é um câncer incomum: doença ataca as células do sangue

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Assunto ganhou destaque com o falecimento da jornalista Cristiana Lôbo

Foto: Divulgação

A jornalista morreu na última quinta-feira (11) após lutar contra esse tipo de câncer.

Sem sintomas específicos, o mieloma múltiplo é um câncer incomum comparado a outras doenças do sangue. No entanto, de acordo com o oncologista e pesquisador da Oncoclínicas RS, Dr. Stephen Stefani, trata-se de uma das doenças oncológicas cujo tratamento alcançou maior avanço na última década. Ele informa que há medicações orais, endovenosas, combinação de drogas ou imunoterapias.

Dr. Stefani explica que o tumor atinge os plasmócitos, células da medula óssea responsáveis pela produção de proteínas importantes para o organismo. Quando há comprometimento por algum dano genético, essa produção fica comprometida. Como consequência, o paciente passa a acumular proteínas em locais errados, como os rins — o que leva à disfunção renal e eventual necessidade de hemodiálise, ou pode enfrentar enfraquecimento dos ossos.

O oncologista afirma que muitos pacientes descobrem o problema quando já estão com lesão ou fratura óssea, enquanto outros apresentam sinais de mau funcionamento dos rins. “Quadros infecciosos sucessivos ou alterações sanguíneas também dão pistas do mieloma múltiplo”, acrescenta. Exames de sangue e análise de uma amostra de tecido são o caminho para o diagnóstico da doença.

Atualmente, dependendo do caso, o tratamento é mais focado em imunoterapias e uso de drogas orais. Porém, é um tratamento de alto custo ce, em algumas situações, o transplante de medula óssea é indicado. “Há pacientes que podem até ficar curados do mieloma e viver muito bem”, afirma.

O médico concedeu entrevista ao programa Temática na manhã desta quarta-feira quando ampliou o assunto. Confia o áudio na íntegra (acima).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais