Caxiense relata espera de 13 horas para conseguir atendimento na UPA Zona Norte
Baixar ÁudioConforme secretário da Saúde, Júlio Freitas, são feitas fiscalizações contínuas no local
Treze horas. Esse foi o tempo que o filho de Jane Denise Alves esperou para conseguir uma consulta na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA 24H), localizada na Zona Norte de Caxias do Sul, nesta segunda-feira (16). Conforme relatou Jane, seu filho foi encaminhado para o local pelo médico da própria empresa, pois estaria sentindo dores provocadas pela vesícula: “Ele foi às 10 horas da manhã e quando eram 23 horas, meu filho permanecia lá. Quando atenderam ele simplesmente deram um comprimido. É um descaso total com o ser humano, um descaso total com a saúde, porque nós não estamos pedindo nada de graça, nós pagamos nossos impostos”.
O filho de Jane é um exemplo de tantos outros pacientes que se deparam com a demora no atendimento na UPA 24H, que com o fechamento do antigo Postão 24H, acabou absorvendo também a demanda do local.
Contatado para se manifestar sobre a situação, o secretário da Saúde de Caxias do Sul, Júlio César Freitas afirmou que há uma comissão da Secretaria que faz fiscalizações contínuas na UPA Zona Norte para avaliar a qualidade do atendimento, e que um dos pontos principais é o tempo de espera. “Esse acompanhamento é feito. Inclusive, esse relatório da comissão é um dos requisitos para a renovação do contrato com a organização social que está administrando. E casos pontuais onde se passa o tempo normal de espera, dependendo da classificação de risco, nós vamos verificar pontualmente cada caso e porque aconteceream. Obviamente que sabemos que alguns problemas ocorrem por problemas de fluxo, problema de comunicação ou por diversos fatores”, explicou.
Em casos de demora excessiva o titular da pasta orienta que os usuários façam a denúncia na ouvidoria do Município. O serviço está diponível no site sac.caxias.rs.gov.br/ ou telefone (54) 3218.6038, ou ainda, de forma presencial, das 10h às 16h, na Secretaria de Recursos Humanos e Logística, no 1º andar do Centro Administrativo.
Plano de contingência
Freitas também garantiu que o plano de contingência implantado pela prefeitura ainda em junho deste ano, que prevê a tranferência de pacientes de menor risco para a clínica Clélia Manfro, está sendo suficiente para atender a demanda.
O contrato do Município com a Clínica Clélia Manfro, que estava previsto para encerrar com o fim do inverno, foi prorrogado até 10 de outubro. A medida consta no Temo de Ajustamento de Conduta assinado entre a prefeitura de Caxias e o Ministério Público desde o fechamento do Postão, em outubro do ano passado. “Nós verificamos no momento de pico de atendimento na UPA Zona Norte, mais de 400 atendimentos por dia. Agora, no inverno, e com essa retaguarda do plano de contingência nós verificamos que hoje tem ficado em torno de 350 atendimentos por dia. Então ele [plano de contingência] tem atendido satisfatoriamente dentro daquilo que nós propomos”.
Quanto a previsão para abertura da UPA Central, o secretário comentou que deve ocorrer ainda neste ano, mas sem data definida .
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