Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Secretaria da Saúde de Santo Antônio do Palma teve dificuldades para encaminhamentos em 2019

Baixar Áudio por Liliana Trentini

Mesmo assim, a pasta conseguiu fechar o ano com a parte financeira equilibrada

(Imagem ilustrativa)
Foto: Divulgação

Conforme o secretário da área de Saúde do município de Santo Antônio do Palma, Valentin Pressi, a pasta passou por algumas dificuldades no ano de 2019, por parte dos poucos recursos repassados pelo Governo Estadual. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde conseguiu fechar o ano com a parte financeira equilibrada, visto que a pasta oferece 30% de auxilio para consultas, exames e alguns procedimentos médicos.

Uma das dificuldades enfrentadas é em relação aos encaminhamentos, principalmente na área da traumatologia. “Para ter uma ideia nós conseguimos uma cirurgia de joelho pelo SUS nesses três anos de gestão na secretaria de saúde”, desabafou o secretário. A lista de espera de pessoas que aguardam uma cirurgia do tipo, está grande, afirma ele.

Apesar disso, o quadro clínico no município é considerado bom. É formado por dois médicos, que são clínicos gerais. Um deles realiza atendimento nas comunidades da área rural. Com isso, o posto de saúde não fica sem médico e o atendimento é realizado nas famílias.

Conforme o secretário, a forma de agendar consulta por telefone funcionou no município. A equipe médica também é formada por dentista, ginecologista, uma pediatra, nutricionista, fisioterapeuta e uma fonoaudióloga, os profissionais atendem no posto de saúde. As agentes de saúde totalizam cinco profissionais.

Para 2020 a intenção da secretaria é manter o projeto dos 30% de auxílio para a população. Foram cerca de 200 mil reais distribuídos como auxílio para os munícipes em 2019. 

Ouça a entrevista no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais