Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

Adultos com comorbidades serão os próximos a receberem a vacina contra a Covid-19 no RS

por Isadora Helena Martins

Grupo será imunizado assim que encerrar a vacinação das pessoas com 60 anos ou mais. Não há data definida.

Foto: Divulgação / SES / Governo do RS

O Governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta quarta-feira (14/04) o planejamento das próximas etapas da vacinação contra a Covid-19. Assim que o grupo de idosos for concluído - pessoas de 60 anos ou mais - começarão a ser imunizadas as pessoas com comorbidades.

Assim, adultos de 18 a 59 anos que têm doenças ou condições de saúde que aumentam o risco de desenvolver formas mais graves da Covid-19 serão contemplados.  A estimativa, no Rio Grande do Sul, é de que 1.150.997 pessoas estejam nesse grupo. Ainda não há uma data definida para iniciar essa etapa da imunização.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, a vacinação desse novo público-alvo depende do ritmo do recebimento de doses do Ministério da Saúde e do fluxo de aplicação das doses nos municípios. A expectativa é de que essas pessoas também sejam dividas por faixa etária, ou seja, primeiro devem se vacinar as pessoas deste grupo que tenham 59 anos, depois 58, e assim por diante, em ordem decrescente.

Para comprovar a doença, a pessoa deverá levar ao posto de saúde um documento médico: exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc. Poderão ser utilizados os cadastros já existentes nas Unidades Básicas de Saúde.

São consideradas no critério de vacinação as seguntes comorbidades: diabetes, hipertensão arterial ou pulmonar, pneumopatia crônica grave, insuficiência cardíaca, cardiopatias, síndromes coronarianas, valvopatias, arritmia cardíaca, próteses valvares ou dispositivos cardíacos implantados, doença cérebro vascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.

É importante lembrar que para as comorbidades citadas, o Estado deve adotar especificações de cada doença para a pessoa ser considerada do grupo de risco. O detalhamento está disponível no site coronavirus.rs.gov.br, no Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais