Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Hospitais de Caxias do Sul estudam destinar cerca de 30 leitos para atendimento e isolamento de pacientes com coronavírus

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

O levantamento foi solicitado pela Secretaria Municipal da Saúde e pela 5ª CRS. Medida faz parte da atualização do Plano de Contingência Municipal contra a doença

Foto: Divulgação / Andréia Copini

A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul articulou junto às diretorias dos hospitais Geral, Pompéia e Virvi Ramos a cedência de leitos para tratamento e isolamento de pacientes que possam vir a contrair o coronavírus. A tratativa faz parte da atualização do Plano de Contingência Municipal contra a doença. 

Segundo o secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, a rede básica está se preparando para lidar com a Covid-19, mas os hospitais podem dar uma retaguarda com cerca de 33 leitos, entre isolamento e UTI. “Essa reunião foi pra determinar a quantidade de leitos de isolamento e leitos de UTI de cada hospital. Então cada hospital fez a oferta de quantos leitos poderia destinar. São aproximadamente 20 leitos de isolamento e 13 leitos de UTI no total. Esses números, fora os que já são concedidos”.

A 5ª Coordenadoria Regional de Saúde também solicitou que instituições da Serra façam levantamento de quantos leitos podem ser destinados para possíveis pacientes com Covid-19. Além dos hospitais de Caxias do Sul foram indicados os hospitais: São Carlos, em Farroupilha; Arcanjo São Miguel, em Gramado; Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria e Hospital Tachini, em Bento Gonçalves.

Além da busca por leitos e fortalecimento da rede de atendimento, a Secretaria da Saúde de Caxias está desenvolvendo outras ações para evitar a propagação do vírus como a coleta do exame em casa. O paciente que tiver algum sintoma causado pelo coronavírus (febre, tosse, dores no corpo, coriza) pode entrar em contato com a sua UBS de referência, que faz o contato com a Vigilância Epidemiológica que, por fim, aciona o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). O serviço funciona diariamente, inclusive nos finais de semana.

Sobre o possível cancelamento de atividades no município, o secretário da Saúde afirmou que a situação está sendo estudada pelo Gabinete de Crise criado pela prefeitura, mas, que por enquanto não há nenhuma determinação além da prevenção.

“A Secretaria não decide isso, quem decide é o Comitê Gestor da prefeitura. Está sendo estudado isso, quando se chegar ao momento que a suspenção de atividades for adequada será informado ao prefeito”.  

Lembrando que as dicas básicas para prevenção da disseminação do coronavírus são:

- Lave frequentemente as mãos;

- Use álcool gel ou similares;

- Proteja a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;

- Utilize lenço descartável para higiene pessoal;

- Não compartilhe objetos de uso pessoal;

- Desinfete superfícies e objetos de uso comum;

- Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

- Mantenha os ambientes ventilados.

Serra Gaúcha tem seis casos suspeitos

Caxias do Sul segue sem alteração nos números com um caso confirmado de coronavírus e três casos suspeitos da doença. Na Serra, Canela, Farroupilha e Vacaria também seguem com um caso suspeito.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais