Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Caxias começa aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 em idosos de instituições de longa permanência

por Daniel Lucas Rodrigues

Imunização inicia nesta quarta-feira (15/02) em todo do estado

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Caxias do Sul inicia a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 nesta quarta-feira (15/02), junto com outros 184 municípios gaúchos. A imunização inicia em residentes de instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) de todo o estado. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), uma remessa de 32,4 mil vacinas bivalentes foi distribuída para as cidades do Rio Grande do Sul (RS). Dessas, Caxias teria recebido 996 doses.

A primeira etapa nas ILPIs será uma antecipação do que o Ministério da Saúde definiu como Fase 1, que inclui pessoas de 70 anos ou mais, imunocomprometidas e comunidades indígenas. Esses grupos deverão ser atendidos conforme a chegada de novas remessas com a imunização sendo ofertada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Depois aparecem pessoas de 60 a 69 anos (fase 2); gestantes e mães de recém-nascidos (fase 3); trabalhadores da saúde (fase 4); e, por fim, pessoas com deficiência permanente (fase 5).

De acordo com a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Caxias, Magda Teles, quando a cidade receber novos lotes da bivalente, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai informar a população da imunização para novos grupos. A Prefeitura ainda afirma que essa quantidade não é suficiente para todos os acolhidos nas ILPIs, mas conforme novas remessas forem chegando, a vacinação será concluída nos locais.

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

Segundo informações do Ministério da Saúde, novos lotes estão programados para envio ao Rio Grande do Sul nas próximas semanas, totalizando uma previsão de cerca de 1,2 milhão até 1º de março. A abertura aos demais públicos da Fase 1 da campanha ocorrerá conforme esse cronograma.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais