Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Mais de 1,4 mil vacinas contra a poliomielite são aplicadas em Caxias, na primeira semana da campanha

por Pablo Ribeiro

Ao todo, foram 1.464 crianças imunizadas. Além disso, outras 1801 doses foram atualizadas nas cadernetas de vacinação

Foto: Andréia Copini/Divulgação

Na primeira semana da campanha de vacinação contra a poliomielite 1.464 crianças foram imunizadas em Caxias do Sul, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Já na campanha de multivacinação, 1.801 doses contra outras doenças foram aplicadas em crianças e adolescentes. As vacinas estão sendo feitas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.  Segundo a Vigilância Epidemiológica, os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19 foram reforçados.

A campanha da vacina da poliomielite é para crianças de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias. A meta é atingir 95% das crianças dessa faixa etária, a qual, segundo o IBGE, é de 22.127 mil. Já a campanha de multivacinação tem o objetivo de colocar em dia o esquema vacinal de crianças e adolescentes (0 a 14 anos completos), visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. O Dia D de vacinação está agendado para 17 de outubro.

 

Novidade

Neste ano, uma vacina nova está sendo oferecida pelo SUS: a meningocócica ACWY, para adolescentes de 11 e 12 anos. Ela previne quatro tipos de meningites: A, C, W e Y. Antes a dose estava disponível apenas na rede privada.

A meningite é uma doença grave que causa inflamação das meninges – tecido que envolve o cérebro e a medula espinhal. A principal forma de prevenção é a vacina.

Os sintomas são febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos e podem surgir rapidamente. Nas formas mais graves da doença podem surgir manchas avermelhadas (menimgococcemia), confusão mental e sonolência.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais