Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Casa de Apoio Elchadai amplia espaço de atuação e precisa do apoio da comunidade

Baixar Áudio por Camila Agostini

Centro de reabilitação atua em Marau há mais de 13 anos

Foto: Camila Agostini / Tua Rádio Alvorada

Instalada em Marau há 13 anos, a Casa de Apoio Desafio Jovem Elchadai tem a missão de recepcionar, dar suporte e oferecer aos dependentes químicos, a oportunidade da recuperação. Centenas de pessoas já estiveram em tratamento na instituição que neste início de agosto, abriga 30 pacientes. A casa que tem pouco mais de 40 leitos e se mantém com aporte financeiro do Poder Público Municipal e Estadual, bem como, doações. Mas a verba ainda não é insuficiente para manter o tratamento do grupo, como destaca o pastor Paulo Silas, fundador e responsável pelo local.

Mesmo assim, com apoio da comunidade, empresas e grupos de pessoas que colaboram com doações de alimentos, roupas, móveis e utensílios para a casa, o projeto não para e, como diz o pastor Paulo Silas, atua cada vez mais focado também na prevenção. “Queremos recuperar e levar esperança para as famílias, mas também evitar que crianças e jovens tenham acesso às drogas e a essa vida indigna da dependência”, destaca Silas. Ouça a íntegra da entrevista no player de áudio.

Agora, com esse propósito, um novo espaço está em construção no local onde funciona a Casa de Apoio Elchadai.  Atualmente, as reuniões, atividades físicas e religiosas são realizadas em ambiente sem a estrutura adequada. Com a nova obra concluída, os pacientes terão melhores condições para a organização dos encontros, inclusive entre familiares dos pacientes. “É preciso trabalhar como dependente e com o codependente”, frisou o pastor Silas. A sala que está em fase de acabamento, também foi criada para aproximar população, estudantes e outros grupos do trabalho realizado na instituição: “Todos os anos temos a Semana de Combate e Prevenção às drogas no município e passamos nos colégios palestrando. Agora, queremos inverter. Queremos que esse fórum ocorra aqui, na casa. Queremos ouvir os jovens, os adolescentes”.

Para a conclusão da obra, a entidade necessita de materiais para o reboco, como cimento, cal e areia, e para o acabamento, como, piso, tinta, instalações elétricas, aberturas e louça para banheiro.

Através desse link https://www.asaas.com/c/039450518530 é possível também fazer doações em dinheiro.

Neste momento, por conta da pandemia, os pacientes novos são recebidos, primeiramente, em local específico de triagem. Os encaminhamentos realizados através do sistema de saúde municipal já chegam na casa com a testagem realizada. Os que chegam de outros municípios são orientados a fazerem o exame para apresentar os resultados já na entrada da internação. Até o momento, não houve casos de contaminação pelo novo coronavírus na Casa Elchadai de Marau.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais