Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Doenças Arteriais: Causas e Prevenção

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

A Tua Rádio conversou com o médico vascular Jaber Saleh que explicou o assunto

As artérias fazem parte dos vasos sanguíneos que compõem o sistema cardiovascular. São elas que transportam o sangue, com oxigênio e nutrientes, para todo o corpo. O estreitamento desses vasos caracteriza as doenças arteriais, pois impede ou dificulta a passagem do sangue.

Em entrevista a Tua Rádio, o médico vascular, Jaber Saleh, falou sobre causas e prevenção da doença.  É comum que as pessoas que apresentam algum problema arterial reclamem de dor nas pernas, esse é o principal sintoma que pode inclusive, piorar no inverno. Segundo Jaber, os pacientes sofrem mais com a doença nesta estação.

A diabetes, a hipertenção, o colesterol alto e a obesidade são alguns fatores que contribuem para a evolução da doença. Jaber ainda explicou que os pacientes com diabetes que apresentam um quadro mais grave, podem chegar à necessidade de amputação do membro. Esses casos são mais comuns em pessoas na faixa dos 50 anos, mas também há casos de pacientes mais novos.

Não é possível evitar os fatores genéticos, mas o controle da diabetes, do colesterol e da hipertenção, a adoção de hábitos mais saudáveis, como o cuidado com os alimentos a prática regular de exercícios podem diminuir as chances de adquirir a doença. Reduzir o consumo de cigarros também é importante. O tratamento pode ser feito através das pontes de safena e introdução de cateteres.

Escute a entrevista completa com Saleh no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais