Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

SMS alerta para baixa cobertura vacinal contra gripe e sarampo

por Clayton Camargo

Todas as UBSs do Município ofertam ambas vacinas; doses contra Influenza/gripe também estão em ações itinerantes

Foto: João Pedro Bressan

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul alerta para a baixa adesão às campanhas contra Influenza/ gripe e sarampo e orienta que todo o público-alvo contemplado procure os locais de vacinação. Até o momento, a cobertura é de 40,6% do público-alvo contra a Influenza/gripe e 21% contra o sarampo. Até o fim da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e da 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo, dia 03/06, o objetivo é chegar a 90% do público-alvo vacinado contra a influenza/gripe e de 95% contra o sarampo.

Os imunizantes contra a Influenza/gripe e sarampo estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vacina contra Influenza/ gripe também pode ser feita nas ações itinerantes com o ônibus da Cruz Vermelha.

A cepa da Influenza/gripe deste ano está imunizando contra a variante H3N2. A SMS lembra que a vacina ajuda a reduzir o número de hospitalizações nos sistemas de saúde, evitar casos graves e até óbitos pela doença. Além disso, a vacina é importante para reduzir os sintomas, que podem ser confundidos com os da covid-19.

A imunização contra Influenza/gripe pode ser feita no mesmo dia que a da covid-19. A única exceção é para crianças até 11 anos, que devem obedecer o intervalo de 15 dias entre cada uma.

 

Públicos-alvo definidos pelo Ministério da Saúde:

 

Influenza-gripe

Pessoas de 60 anos ou mais, crianças (de seis meses a menos de cinco anos), profissionais de saúde, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.


Sarampo

Crianças de seis meses a menos de cinco anos (todas devem tomar a vacina durante a campanha) e profissionais de saúde (precisam atualizar a situação vacinal, ou seja, devem estar imunizados com duas doses da vacina tríplice viral).

 

Horários para vacina contra Influenza/gripe e sarampo em UBSs (de segunda a sexta-feira):

- UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê: 8h às 19h.

- Demais Unidades: 8h às 16h.

 

Vacina contra Influenza/gripe no ônibus da Cruz Vermelha nesta semana (das 10h às 17h):

 

- Quarta-feira 11/05 - Posto Sim Cinquentenário (R. Teixeira Mendes, 941)

- Quinta-feira 12/05 - Em frente à UPA Central

- Sexta-feira 13/05 - Junto à UPA Zona Norte

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais