Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Secretaria da Saúde diz que atua na verificação da origem do contágio da Covid-19 na escola Arnaldo Ballvê

por Daniel Lucas Rodrigues

Manifestação foi realizada por nota após a instituição de ensino registrar 12 casos positivos da doença nesta quarta-feira (12/05), em Caxias do Sul

Foto: Reuters/Ueslei Marcelino/Direitos reservados

Após a notificação de 12 casos de Covid-19 na escola municipal Arnaldo Ballvê, em Caxias do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) emitiu uma nota sobre as ações realizadas para conter o avanço da doença no recinto. Segundo a pasta, o setor de Vigilância Sanitária atua para verificar a origem do contágio e que as políticas de testagem dos profissionais da rede se apoiam nas orientações da Nota Informativa nº 27CEVS/COE/SES/RS.

Conforme o documento, a orientação seria testar professores e funcionários com histórico de contato próximo com caso confirmado por RT-PCR ou Teste de Antígeno. Os requisitos para efetuar o exame são estar em ambiente fechado, por mais de 30 minutos, sem distanciamento de no mínimo 1,5 metro, sem máscara, no período de dois dias antes do início dos sintomas até o isolamento ou afastamento do caso confirmado. A mesma nota também diria que os critérios diversos para testagem de alunos em relação à faixa etária de cada um e sobre em quais casos deve haver fechamento de turmas que registrarem casos positivos.

Segundo a nota, a Vigilância Sanitária iniciou a vistoria das escolas da rede municipal em relação às condições físicas, trabalho que tem prazo para ser executado até outubro. No entanto, a efetivação e o cumprimento dos planos de contingência da covid-19 elaborados pelas escolas e avaliados pela SMS depende de cada intituição de ensino. Em função dos casos positivos, a SMS fará um reforço de orientação à Arnaldo Ballvê, com foco no cumprimento dos cuidados preventivos previstos no plano. Também está prevista uma desinfecção no prédio.

A SMS estaria prestando todas as orientações necessárias à escola, como a necessidade de observação e notificação de novos casos sintomáticos e/ ou positivos. A Secretaria da Saúde também salienta que o caso está sendo acompanhado para que as aulas possam transcorrer com segurança no município e reitera a importância de seguir as medidas de prevenção à covid-19, não somente no ambiente escolar: manter ambientes arejados, fazer uso correto da máscara, distanciamento social e higiene frequente das mãos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais